Sem categoria

Creatina, devo usar para que?

creatinaA creatina é uma amina de ocorrência natural no nosso organismo, podendo ser produzida pelo fígado, rins e pâncreas. O ácido α-metil guanidino acético é sintetizado a partir dos aminoácidos glicina, arginina e metionina. Outra via de obtenção da creatina é através da alimentação, pelo consumo de carnes vermelhas, peixes. A produção endógena e o consumo através da alimentação perfazem a necessidade diária, mantendo o equilíbrio entre formação e degradação (creatina em creatinina).

O principal objetivo ao se suplementar creatina é o aumento da força. Esse resultado é obtido devido a estreita relação da fosfocreatina à função energética, servido de via rápida para ressíntese de ATP, a molécula de energia utilizada para a realização das atividades físicas e fisiológicas.

Ainda mais, a creatina pode auxiliar de forma altamente benéfica para o ganho de massa magra, pois além da retenção hídrica muitas vezes presente com a suplementação na forma de creatina monohidratada principalmente, autores trazem que a creatina pode agir diretamente em alguns fatores de transcrição ligados ao estímulo à síntese muscular, dessa forma, sinalizando ativação, proliferação e diferenciação de células satélites. Assim, combinado com treino de força a creatina pode favorecer no ganho de força e massa magra. 

Desse modo, uso da creatina é principalmente indicado para favorecer o aumento da força melhorando o desempenho durante os treinos. E é recomendado ainda para quem objetiva o aumento de massa magra. Lembrando que é importante seguir a orientação sobre recomendação de uso e está sempre associada a uma boa alimentação e sobre supervisão de profissionais da área de nutrição e educação física. 

 

 

Aline Aline Pereira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.