Sem categoria

Fazer dieta modifica minha vida social?

dietaA palavra dieta vem carregada de uma série de proibições e conceitos que nem sempre são verdadeiros. Além disso, muitas vezes dieta vem associada à ideia de punição por ir contra determinados hábitos alimentares irregulares. Devido a grande parte das pessoas tratarem o termo “dieta” como uma coisa ruim, a adesão aos hábitos alimentares que lhe compõem – muitas vezes compostas por hábitos mais saudáveis – ocorre por pouco tempo.

Dieta deve ser entendida como um hábito alimentar; deve fazer parte de uma alimentação regular, e não ser tido apenas como padrão de restrição calórica. Está seguindo uma dieta não significa ser infeliz com aquilo que se come. Por exemplo, a dieta proposta em tratamento nutricional tem um objetivo de promover adesão aos hábitos alimentares mais saudáveis, internalizando-os e convivendo com eles sem tortura.

Ter hábitos mais saudáveis, ou “seguir uma dieta” não deve modificar sua vida social. É possível, por exemplo, ir a uma pizzaria e solicitar opções composta por mussarela, tomate e manjericão, ao invés daquela composta por quatro tipos de queijo. É possível se reunir para jantar e optar por culinária japonesa crua ou grelhada. E também a apreciação de um bom vinho aos finais de semana pode fazer parte da dieta. Ou até no churrasco, é possível preferir as carnes mais magras e ingerir um pouco mais de salada.

Ou seja, dieta deve ser sinônimo de reeducação alimentar e não punição. Desse modo é possível sair sim para diferentes lugares e conscientemente ser responsável pelas suas escolhas alimentares sem culpa por “sair da dieta”.

Mudanças de hábitos alimentares não ocorrem de um dia para o outro. E é preciso ter consciência que suas escolhas determinam sua qualidade de vida e dessa forma modificar sua vida social por contra de uma dieta é opção sua! 

 

Aline Aline Pereira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail       nutricao@sncsalvador.com.br      .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.