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É possível perder peso sem exercício físico?

emagrecerTodos sabem a importância da modificação no estilo de vida. No entanto, nem sempre é possível para todos seguir a risca todas as recomendações por uma diversidade de razões. A queixa principal entre os indivíduos é em relação à prática de exercício físico, onde alguns justificam a falta de tempo, indisposição, situação financeira ou alguma condição de saúde, como fatores limitantes para esta prática.

Algumas dietas de emagrecimento são nutricionalmente corretas e consistentes quando possuem bons hábitos alimentares. Outras se apresentam como dietas milagrosas, as chamadas “dietas da moda”, que encorajam práticas irracionais, muitas vezes perigosas, e passam a serem aderidas pelas pessoas, devido à promoção da mídia, celebridades ou por serem consideradas novidade. Não há nenhuma evidência científica de longo prazo sobre a efetividade dessas dietas, se não há ba­lanço energético negativo, ou seja, situação a qual o gasto energético supera o consumo de energia. A maior parte das pessoas acredita que dieta boa é aquela em que se perde muito peso em pouco tempo, porém deve-se atribuir o sucesso pela condição de se atingir e manter perda de peso clinicamente significativa.

Portanto, resta ao nutricionista utilizar de estratégias nutricionais seguras para a promoção de perda de peso, sem o auxílio de exercício físico. O foco principal está na promoção do balanço energético negativo. O controle alimentar pode ser considerado a principal forma de tratamento no combate a obesidade, sendo que as estratégias de manipulação dietética englobam modificações no total energético ingerido e/ou na composição dietética. Deve-se atentar para as restrições muito severas, pois estas podem trazer prejuízos em logo prazo, sendo necessária, muitas vezes, a suplementação de micronutrientes para suprir as carências da dieta.

Algumas dietas, consideradas não convencionais, também vêm sendo apontadas como eficazes na perda de peso, além de promoção da saúde. Dietas do estilo Mediterrâneo (baixo teor de carboidratos refinados, alto teor de fibras, teor de gordura moderado, principalmente insaturado, e moderado a elevado teor de proteínas vegetais), associadas a tratamentos comportamentais, mostraram surtir efeito e, além disso, essa dieta também vem sendo associada a uma menor prevalência de obesidade abdominal, além de ser eficaz para o controle glicêmico. Outro exemplo é a Dieta DASH (do inglês “Dietary Approach to Stop Hypertension”) significa abordagens dietéticas para parar a hipertensão, muito utilizada como estratégia nutricional em indivíduos hipertensos. Tem como características o elevado consumo de frutas, vegetais, laticínios com baixo teor de gordura, e grãos integrais e pouca gordura saturada, gordura total e colesterol e restrita a 2400 mg de sódio. O uso de estratégias que utilizam a substituição de algumas refeições por re­feições preparadas ou suplementos alimentares, como shakes, sopas e barras de cereais, também vem demonstrando eficácia, porém ao lançar mão desta estratégia, o indivíduo deve estar bem orientado e acompanhado por um Nutricionista.

Portanto, é possível perder peso sem a prática de exercício físico com o auxílio da Nutrição, porém o indivíduo deve buscar ajuda de um profissional capacitado, para evitar possíveis danos à saúde. Além disso, o plano alimentar deve estar adequado às necessidades de cada indivíduo, pois cada organismo tem sua necessidade e responde ao tratamento de uma forma diferente. A prática de qualquer tipo de atividade física é de extrema importância, não só pela estética, mas também, para promoção da saúde, portanto caso não existam contraindicações para a sua prática, esta deve fazer parte do cotidiano, aliada a uma dieta saudável. 

 

Priscila Teles faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA. 

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