Sem categoria

Potencial da suplementação de Enzimas Digestivas no Esporte

 

 

 

enzimasO raciocínio primário quanto à suplementação de enzimas digestivas se volta para “a melhor digestão e absorção de nutrientes pelo sistema digestivo e consequente fornecimento de substrato para as funções fisiológicas do organismo”. Mas, será que sua relevância se resume a isto?

Apesar do objetivo fundamental da industrialização de enzimas digestivas ter sido para auxiliar o processo digestivo, através do isolamento de enzimas pancreáticas de suínos, a suplementação humana vem demonstrando papel extraordinário destes biocatalizadores não só, clinicamente nos quadros de ineficiência fisiológica, mas também em reações imunoinflamatórias sobre a recuperação muscular pós-exercício físico .

Sim, alguns estudos experimentais com a suplementação de enzimas proteolíticas em pessoas saudáveis evidenciaram, em diferentes protocolos, redução da Dor Muscular Tardia e aumento de força, quando suplementadas pré e pós-exercício físico e nos dias anteriores ao exercício de avaliação, respectivamente. Os autores apontam possíveis justificativas para estes resultados, como, a redução da resposta inflamatória exacerbada (que interfere diretamente na potência da força muscular) e estímulo à ativação de metaloproteínas, que contribuem para a remodelação da matriz extracelular e migração de mioblasto durante o período de regeneração muscular.

A utilização de enzimas digestivas configura uma estratégia promissora em diversas áreas. No entanto, como recurso recuperador pós lesão muscular, redutor da dor muscular tardia e aumento de força, sem dúvidas, repercute de maneira intrigante na área esportiva, uma vez que, a recuperação muscular influencia diretamente nos resultados e desempenho de atletas e praticantes de exercícios físicos.

Diversos suplementos alimentares são enriquecidos com enzimas digestivas, visando melhor absorção dos nutrientes presentes, porém, as concentrações estudadas para os efeitos supracitados ainda não são estabelecidas, por conta dos estudos ainda serem escassos. Para melhor aproveitamento deste suplemento, consulte seu nutricionista e desfrute de mais um recurso ergogênico.

 

Lara Lara Gabriela faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UNEB.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 



 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.