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Você consome quantidades adequadas de zinco?

ZincoO zinco é um componente estrutural e funcional de inúmeras metaloenzimas e metaloproteinas que desempenham papel importante no funcionamento do organismo, participando das funções imunes, antioxidantes, de crescimento e proliferação celular, de transcrição e replicação do DNA, além da sua importância na reprodução das espécies, por fazer parte do desenvolvimento das células germinativas.

A deficiência de zinco esta relacionado ao hipogonadismo, a diminuição da síntese da gonadodropina, do hormônio luteinizante (LH), do hormônio folículo estimulante (FSH) e da testosterona, ocasionando assim atrasos no crescimento.

A testosterona é um hormônio produzido em ambos os sexos, sendo a produção no sexo masculino 30 vezes maior quando comparado ao sexo feminino. É um hormônio que esta relacionado ao aumento da libido, da agressividade e da força. Com o avançar da idade a tendência é a diminuição da sua síntese, acarretando uma diminuição das suas funções.

A prática de exercício físico demanda força para a realização das atividades, além de aumentar a síntese de radicais livres decorrentes do estresse oxidativo, sendo necessário que o organismo esteja apto a enfrentar tais agressões por forma a se recuperar e alcançar os objetivos propostos pelos praticantes da atividade física.

Os estudos apontam que uma dieta rica em zinco previne a deficiência deste mineral, auxilia a produção de testosterona, além de proporcionar uma melhora da imunidade, resultando num maior ganho de força e com isso contribuindo para a melhoria do desempenho do atleta e praticante de atividade física.

A deficiência de zinco na dieta é um achado prevalente na literatura dado que as fontes principais deste mineral (ostras, camarão, carnes bovina, de frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas) não são consumidos nas quantidades adequadas para suprir as demandas de zinco pelo organismo, o que faz com que a sua suplementação seja uma alternativa, principalmente para os atletas e praticantes de atividade física, que desejam uma otimização de resultados e tem uma demanda maior de energia, vitaminas e minerais.

Sendo assim aliar uma dieta equilibrada a pratica de exercício físico são as chaves para uma vida saudável. E quando necessário, a suplementação poderá complementar as demandas nutricionais de vitaminas e minerais geralmente deficientes na maioria da população brasileira.

 

Andrêa Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br .

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