Sem categoria

Chia

chiaOs alimentos funcionais tem ganhado atenção especial ao longo dos últimos anos, devido à maior evidência de um estilo de vida mais saudável. Uma das razões para o interesse na adoção de novos hábitos é o aumento do número de pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares (DCVs), hipertensão, obesidade, diabetes e outras doenças relacionadas. Diante desse contexto, atualmente tem sido empregado nas dietas o uso de sementes que trazem benefícios à saúde, uma delas é a chia, cujo nome científico é Salvia hispanica l.

Seus benefícios à saúde são creditados a grande quantidade de fibras insolúveis e ácidos graxos poliinsaturados, tais como o ácido α-linolênico (ALA) e o ácido linoleico. Jin e colaboradores (2012) citam que a semente de chia contém até 4,11 g ALA, 6,73 g de carboidratos, 6,05 g de proteína, 7,55 g de fibras e 141 calorias kcal por 25g de porção.

O ALA possui capacidade de se converter no ácido eicosapentaenoico (EPA), o qual possui características antiinflamatórias. Tal benefício é ainda mais valioso quando se considera o fato de que o corpo não possui via de síntese independente para este ômega 3. 

A chia também esta relacionada com a melhora do perfil lipídico, saciedade e a redução da glicemia pós-prandial, o que pode ser explicado pela redução na taxa de entrega de nutrientes a partir do estômago para o intestino delgado, e simultaneamente proporcionar sinais contínuos e mais alargados para os receptores do intestino, afetando os níveis de saciedade após as refeições e fatores sensoriais de ingestão. Altos níveis de fibra dietética, cálcio, magnésio e antioxidante da chia, são provavelmente as principais causas desses efeitos.

Incrementar sua alimentação com o óleo ou com a semente de chia tem se mostrado como uma ótima opção para complementar uma dieta saudável. Nutritiva e rica em nutrientes essenciais, a chia desempenha diversos benefícios à saúde e seu aproveitamento pode ser ainda maior com a semente moída. Procure um nutricionista para orientá-lo a ter uma vida mais leve e saudável.

 

Fernanda Fernanda Bacha é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.