Sem categoria

Fazer chá verde e tomar o dia todo, pode?

ID-100107617O chá verde pode ser preparado e armazenado em temperatura ambiente ou em geladeira por até 24 horas, já que durante este período não há alterações em suas propriedades funcionais, é o que afirmam alguns especialistas.

Originário da China, o chá é cultivado e consumido pelas suas características de aroma e sabor e propriedades medicinais em mais de 160 países, especialmente asiáticos. Os chás de Camellia sinensis podem ser classificados em três tipos básicos: preto, verde e oolong, diferenciando-se pelo beneficiamento das folhas. Para o preparo do chá preto, as folhas são fermentadas. Para o preparo do chá verde, as folhas são apenas escaldadas e fervidas para garantir a preservação da cor. Os chás oolong encaixam-se numa categoria intermediária: passam por um processo de fermentação mais brando e, por isso, têm aroma menos acentuado do que os pretos.

O chá verde contém polifenóis, proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos, vitaminas, minerais, e pigmentos.

Diversos estudos têm mostrado os benefícios do consumo de chá verde, incluindo redução dos níveis de colesterol, atividades imunoestimulatória, antimicrobiana e antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como o câncer e doenças cardiovasculares e ação termogênica. O chá verde é o mais rico em compostos polifenólicos com atividades funcionais. A propriedade antioxidante do chá verde está relacionada à capacidade que as catequinas têm de prevenir a citotoxicidade induzida pelo estresse oxidativo em diferentes tecido. Para um total aproveitamento de suas propriedades antioxidantes, o chá verde deve ser preparado por infusão de sua erva em água. Deve-se respeitar a proporção de erva para água e o tempo de infusão. Preferencialmente, deve-se utilizar a erva a granel, pois contém mais princípios ativos do que a erva em sachê.

Por seus diversos benefícios na prevenção e tratamento de doenças, o chá verde deve ser incorporado ao hábito alimentar das pessoas, desde que respeitada às situações em que seu uso é contraindicado. E antes de qualquer conduta consulte um nutricionista.

 

Ana Claudia faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela São Salvador.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail   nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.