Sem categoria

Glutamina

glutaminaA glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular, sendo considerado “condicionalmente essencial” a todos os organismos, especialmente em determinadas situações como exercícios físicos extenuantes, grandes cirurgias, queimaduras e doenças hipercatabólicas, onde a sua demanda supera a produção.

A dieta fornece pequenas quantidades de glutamina, sendo a produção endógena, principalmente no músculo esquelético, a maior fonte de glutamina. Por ser um aminoácido com uma demanda muito grande, a suplementação se torna uma grande valia na prevenção de agravos à saúde.

Os benefícios da suplementação de glutamina envolvem a aceleração da cicatrização de ulceras gástricas, a preservação da barreira intestinal, a melhoria do sistema imunológico, o aumento da atividade da enzima antioxidante glutationa, a manutenção do balanço acido básico, o transporte de amônia dos tecidos para o ciclo da ureia, além de contribuir para a gliconeogênese.

Nos praticantes de exercícios físicos extenuantes ou de longa duração, a suplementação de glutamina contribui para a redução da fadiga muscular, manutenção do balanço nitrogenado, preservação do glicogênio muscular e atenuação da proteólise e lesão celular, prolongando a execução dos exercícios.

Alguns autores apontam que o aumento do volume celular decorrente da internalização de glutamina nas células, causa um estimulo ao anabolismo, que se traduz num aumento da síntese proteica, podendo contribuir para a hipertrofia celular.

A suplementação de glutamina se configura assim como uma estratégia importante na promoção da saúde intestinal e na melhoria da imunidade dos indivíduos, especialmente nos atletas, que apresentam uma produção maior de radicais livres e consequentemente uma tendência maior a diminuição da imunidade, contribuindo para a manutenção da sua saúde geral e melhoria no seu desempenho físico.

 

 

Andrêa Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br  .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.