Sem categoria

Exercício, Nutrição e Suplementação na Adolescência

 

AdolescenteÉ certo que ao longo de toda a vida o indivíduo experimentará mudanças, mas a adolescencia inclui diversos aspectos que serão vivenciados por uma pessoa: mudanças físicas marcantes relacionadas à puberdade, o estabelecimento de relações de grupo, desenvolvimento de novas responsabilidades, além da construção de valores pessoais relacionados ao seu ambiente social. É quando começam a surgir preocupações com a autoimagem corporal, levando os jovens a procurarem principalmente as academias cada vez mais cedo. Nessa busca pelo corpo ideal, é que começa o interesse por produtos que acelerem o processo e tragam o resultado esperado em menos tempo possível, fazendo com que os jovens busquem a suplementação nutricional ou até mesmo outros recursos perigosos à saúde, como esteroides anabolizantes, por exemplo.

Estudos realizados com adolescentes têm demonstrado os benefícios da atividade física sobre o estímulo ao crescimento e desenvolvimento, prevenção de problemas de saúde como a obesidade, e suas complicações, além dos demais benefícios como o incremento da massa óssea e desenvolvimento da socialização e capacidade de trabalhar em equipe. O exercício moderado promove aumento dos níveis circu­lantes do GH e IGF-1. Tal efeito é, portanto, benéfico para o crescimento linear dos indivíduos pré-púberes. Entretanto, o treinamento muito intenso pode reduzir o ganho estatural, sendo esse efeito re­sultante mais da intensidade e duração do que propriamente do tipo de exercício praticado.

Uma nutrição inadequada nesta fase da vida pode levar ao retardo no crescimento e maturação sexual, e quando associado a um estilo de vida inadequado, contribui para o aumento nos riscos de desenvolvimento de doenças crônicas.

O consumo de suplementos deve ser avaliado, pois muitos adolescentes consomem produtos recomendados por profissionais não especializados no assunto. Além disso, devido à falta de orientação adequada, os adolescentes acabam fazendo uso dos suplementos nutricional de forma errada e até exagerada. Assim, deve ser orientado aos adolescentes sobre o conteúdo e as consequências de seu uso, alertando-os a consumir quando for realmente necessário e recomendado por um profissional de saúde habilitado.

Por isso, para que a prática esportiva e a suplementação sejam realizadas de forma segura, procure a orientação de profissionais capacitados – Educadores Físicos para a recomendação do exercício mais adequado e Nutricionista para avaliar a necessidade da suplementação, já que esta varia de indivíduo para indivíduo.  

 

 

Priscila Teles faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA. 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.