Sem categoria

L-Theanina

O chá verde (Camellia sinensis) é a segunda bebida mais consumida no mundo, sendo sua utilização muito popular na China e no Japão, devido às propriedades antioxidantes e de relaxamento atribuídas. Muitos dos benefícios associados ao consumo do chá verde são atribuídos ao grande teor de theanina, que associada à cafeína, uma combinação que ocorre naturalmente nos chás a base de camellia sinensis, os efeitos moduladores do estado cerebral são potencializados causando diminuição de fadiga mental, cansaço, e aumento da capacidade de ignorar distrações, com isso, melhora a capacidade de concentração e aprendizagem.

ID-10094077A L-teanina, também conhecida por gama-glutamylethylamide ou ainda N-etil-L-glutamina, é um aminoácido não-proteico derivado da metilxantina, é um dos  principais responsáveis pelo sabor UMAMI, considerado como o quinto sabor.

São inúmeras as funcionalidades atribuídas à este aminoácido, tais como atividade hipotensora, aumento de concentração e na aprendizagem, acuidade mental,  redução dos efeitos da cafeína,  suporte ao sistema imunológico e promoção do estado de relaxamento profundo, sendo este, um forte aliado aos eventos estressantes do cotidiano.

O eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) atua na resposta ao stress e controla a secreção de glucocorticóides a partir da glândula adrenal, o potencial anti-strees dessa substância pode estar associada na atuação de neurotransmissores através da inibição da excitação neuronal.

As ondas cerebrais são classificados em quatro tipos, α , β , δ e θ,  sendo que, o tipo de onda α é considerada um índice de relaxamento mental, no qual, através da administração de Theanina, que atua como um neurotransmissor no cérebro, essas ondas são liberadas em maiores quantidades, significando estado de relaxamento sem causar sonolência, fato que é justificado por esse aminoácido não produzir ondas thetas.

A L-theanine parece ter um papel na formação do neurotransmissor inibitório ácido alfa-aminobutírico (GABA), bloqueando a libertação dos neurotransmissores, dopamina e serotonina, podendo ter um papel fundamental no efeito do relaxamento, auxiliando no tratamento de ansiedades, melhorando as funções cognitivas.

A L-theanina pode ser um potente auxilio no combate ao estresse, por promover o relaxamento, seu uso possibilita a melhora das funções cognitivas. Por possuir um forte atrativo de amenizar os potenciais efeitos de substâncias estimulantes, que são frequentemente encontrados em suplementos alimentares com intuito de aumentar a taxa de metabolismo basal, é considerado um interessante recurso para a associação entre essas substâncias, aumentando  o estado de humor, alerta e foco.

 

 

Mayara Cardoso faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UNEB.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.