Sem categoria

Resveratrol, um aliado nos processos de emagrecimento.

 

ID-100143467Desde a antiguidade se tem pesquisando as propriedades do resveratrol na saúde humana, bem como seu possível mecanismo de ação envolvido na sua função anti-inflamatória, antiviral, antioxidante, cardioprotetora, quimio-preventiva, antienvelhecimento, hipotensora e antidislipidêmica.

O resveratrol é um polifenol presente na casca da uva e nos seus derivados (vinho tinto e suco de uva), nos frutos vermelhos (amora, cereja, framboesa), no amendoim e em mais de 70 espécies de plantas distribuídas no mundo inteiro.

A sua produção na planta é induzida pela ação de alguns fungos, como mecanismo de resposta protetora da planta as agressões do meio ambiente, sendo então armazenada e preservada na planta.

Atualmente as pesquisas têm focado a sua atenção no estudo dos mecanismos de ação do resveratrol por forma a possibilitar maior aplicabilidade deste polifenol na resolução de algumas enfermidades, descobrindo-se que o mesmo poderá se constituir numa estratégia importante nos processos de emagrecimento.

As pesquisas apontam que o resveratrol tem a capacidade de estimular a síntese e a ativação da proteína SIRT1 (sirtuína 1), responsável por diversos processos metabólicos relacionados ao envelhecimento celular, a expressão gênica, ao metabolismo dos ácidos graxos e a longevidade. Por sua vez essa proteína estimularia a ativação da PGC-1ᾳ (Peroxisome Proliferator – Activated Receptor-Coactivator 1 alfa), cofator importante na modulação da biogênese mitocondrial e na expressão do PPAR-ᾳ.

O aumento da biogênese mitocondrial e da expressão das UCPs resultantes da maior ativação e expressão da SIRT1 e da PGC1- ᾳ contribui assim para o aumento da termogenêse, resultando então no aumento do metabolismo basal e no maior gasto energético por dissipação de calor, contribuindo assim para o balanço energético negativo.

Sendo assim o resveratrol além de apresentar as variadas funções benéficas ao funcionamento do organismo, pode auxiliar nos processos de perda ponderal, principalmente quando aliado a uma dieta saudável e equilibrada e a pratica de exercícios físicos regulares.

 

Andrêa Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail   nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.