Bloqueadores de Gorduras

fibraA dieta da sociedade atual é caracterizada pelo baixo consumo de hortaliças, frutas e fibras, e pelo alto consumo de gorduras e açúcares simples. Esse mau hábito alimentar associado ao sedentarismo, pode levar a doenças crônico-degenerativas e cardiovasculares. Em contrapartida, o tratamento e a prevenção de tais doenças, são obtidos através de mudanças alimentares e no estilo de vida.

Para tal, além da associação de maior gasto energético com menor consumo calórico, como auxílio pode-se incluir na dieta alimentos funcionais, ­ que são alimentos naturais ou sintetizados que apresentam em sua composição uma ou mais substâncias, classificadas como nutrientes ou não nutrientes capazes de atuar no metabolismo e na fisiologia humana, promovendo efeitos benéficos para saúde.

As fibras são consideradas alimentos funcionais. Elas compõem a parede celular de vegetais, sendo a celulose a mais abundante na natureza. O aparelho digestivo humano não possui capacidade para digerir as fibras, portanto as mesmas não fornecem energia, e consequentemente são não calóricas.

Por serem alimentos funcionais, apesar de não fornecerem calorias, ou seja, não nutrir o indivíduo, existe uma gama de benefícios vinculados à ingestão de fibra: retardo do esvaziamento gástrico (saciedade), redução dos níveis de colesterol sanguíneo, prevenção contra câncer de intestino e constipação intestinal, entre outros.

Algumas fibras, como por exemplo, a quitosana, são conhecidas como “bloqueadores de gorduras”. São largamente utilizadas com o objetivo de diminuir a absorção de gordura da dieta, colaborando assim para redução do peso corporal.

A quitosana é um dos principais derivados da quitina. A quitina, por sua vez, é um polissacarídeo similar à celulose e também bastante presente na natureza, encontrada em animais marinhos (lagosta, caranguejo, camarão, lula), insetos, fungos e leveduras. A quitosana também ocorre na natureza, principalmente nas paredes celulares de alguns fungos, porém normalmente é obtida através da hidrólise alcalina dos grupos acetamida da quitina. Assim, o processo de desacetilação da quitina tem como produto final a quitosana, um copolímero composto por unidades N-acetilglicosamina e glicosamina.

O grau de desacetilação é uma das mais importantes propriedades químicas da quitosana, pois esta determina a quantidade de grupos amínicos “livres” e seu grau de solubilidade. A quitosana é solúvel em soluções ácidas e insolúvel em pH superior a 6,5. Os aminos livres podem adquirir uma carga positiva em presença de soluções ácidas diluídas conferindo a quitosana propriedades surpreendentes das quais a mais importante é a quelação. A quitosana pode se ligar seletivamente a compostos específicos como, colesterol, proteínas, gorduras, íons metálicos e células tumorais.

A quitosana transforma-se em gel quando entra em contato com as condições estomacais. Nesse gel formado, a quitosana adquire uma carga positiva distribuída por todo o polímero, tornando-a capaz de atrair e se ligar a moléculas com cargas negativas, como os ácidos graxos e os sais biliares. Quando as gorduras ingeridas na alimentação entram em contato com o gel, são logo capturadas pelas moléculas do polímero e levadas para o intestino.

O pH básico do intestino provoca a solidificação da quitosana, que permanece como um envoltório sobre a gordura, evitando a ação das lípases e sua posterior absorção pelo organismo, sendo assim, é excretada juntamente com as fezes.

A suplementação de quitosana pode servir como uma poderosa ferramenta para o emagrecimento, atuando como coadjuvante na perda de peso, por reduzir a absorção de gordura da dieta. Também pode auxiliar na melhora do perfil lipídico do indivíduo e na menor ingestão alimentar, por proporcionar maior saciedade. 

 

Fernanda Fernanda Bacha é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *