ZMA: a onipotência numa única formulação

ZMAO ZMA é um composto a base de zinco monometionina aspartato e magnésio aspartato com adição de vitamina B6 (piridoxina), numa formulação em que a adição do aspartato visa o aumento da absorção sinérgica dos minerais presentes.

O zinco é um mineral que participa como cofator de enzimas importantes em diversas reações no nosso organismo, nomeadamente no sistema imunológico (potencializando a ação das enzimas antioxidantes), nas vias energéticas, síntese de alguns hormônios [hormônio de crescimento (GH), IGF-1, hormônio luteinizante (LH), folículo-estimulante (FSH) e testosterona], na replicação celular, na diferenciação das gônadas, no crescimento testicular, na formação e maturação dos espermatozoides, na manutenção de parâmetros normais de fertilidade e no metabolismo durante o exercício físico.

O magnésio por sua vez é um mineral de distribuição ubíqua, importante nas reações celulares e em algumas vias metabólicas (macronutrientes, síntese de ATP e sistema de segundos mensageiros), participando também da função imune. Além disso, contribui para a redução da resposta ao estresse durante o exercício, sem afetar a performance do atleta e reduz a produção do cortisol, diminuindo assim o catabolismo durante o treino.

Devido às características da dieta ocidental, muitas vezes não é possível atingir as necessidades recomendadas destes minerais, o que prejudica o desempenho pleno das enzimas dependentes de magnésio e zinco afetando a saúde dos indivíduos. Aliado a este fato temos que o exercício físico moderado a intenso contribui para a depleção de zinco e magnésio, o que faz com que a suplementação destes minerais seja de suma importância nos praticantes de atividade fisica devido aos benefícios acima citados.

Aos atletas e praticantes de exercícios físicos que procuram melhorias no seu desempenho físico o ZMA auxilia no aumento da força muscular e no estado anabólico indispensáveis aos processos de hipertrofia, melhora a adaptação aos treinamentos de resistência, melhora a qualidade do sono, a concentração, aumenta a conversão de testosterona a diidrotestosterona, diminui a retenção hídrica e o desgaste muscular.

Sendo assim, uma dieta adequada e com suplementação de zinco e magnésio quando necessário são requisitos importantes para a melhoria do desempenho de atletas e praticantes de atividade física.

 

Andrêa Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *