Ômega 3: um coadjuvante da saúde em todas as fases da vida

omega3O ômega 3 é um acido graxo poli insaturado proveniente de fontes alimentares vegetais (linhaça e castanhas) e animais (óleo de peixe, arenque, salmão, atum e sardinha), sendo estes os mais ativos e biodisponíveis no organismo por apresentarem maior afinidade pelas enzimas alongases e dessaturases, responsáveis pela conversão do ômega 3 em EPA e DHA, os compostos bioativos do ômega 3 e responsáveis pelas suas propriedades.

O ômega 3 é conhecido desde a antiguidade devido as suas propriedades benéficas a saúde dos indivíduos desde a gestação até a terceira idade.

Esse ácido graxo é importante na formação da bainha de mielina dos neurônios do sistema nervoso durante a gestação, é um potente anti inflamatório sistêmico, melhora o sistema imune, diminui as lesões celulares causados por radicais livres, reduz o risco de Doenças Cardiovasculares, melhora o perfil lipídico (diminui o LDL e os triglicerídeos e aumenta o HDL), previne a atrofia muscular em idosos, aumenta sensibilidade a insulina, contribui para a estimulação da síntese proteica e ganho de massa magra. Além disso, ativa os PPAR-ᾳ que estimula a beta oxidação da gordura, através do aumento da atividade da enzima carnitina palmitoil transferase, sendo um coadjuvante no processo de emagrecimento.

Os atletas e praticantes de atividade física encontram no ômega 3 um aliado a melhoria do seu desempenho, do tempo de recuperação e da saúde no geral, dado as demandas que este grupo em especial demonstra devido ao estresse oxidativo e as lesões celulares advindas da atividade física, que contribuem para a diminuição da imunidade. Por outro lado, os estudos têm demonstrando que o ômega 3 na presença de um estado anabólico com glicose e aminoácidos na corrente sanguínea ajudaria a aumentar o estimulo a síntese de proteína, contribuindo assim para os processo de hipertrofia.

Nessa perspectiva, podemos observar que o ômega 3 é um suplemento alimentar essencial em qualquer fase da vida, desempenhando funções importantes no organismo, por forma a garantir um funcionamento pleno do organismo e a sua saúde física e mental.

 

Andrêa Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Ômega 3: um coadjuvante da saúde em todas as fases da vida”