Sem categoria

Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)

TDCO Transtorno Dismorfico Corporal é um distúrbio psicológico que ocasiona a distorção da imagem corporal, em que o individuo tem uma concepção do seu corpo que não condiz com a realidade, apresentando preocupações irracionais com alguma parte do seu corpo, se assemelhando ao Transtorno Compulsivo obsessivo (TOC). Ambos são caracterizados por pensamentos desagradáveis, baixo autoestima, sofrimento, vergonha, isolamento social e incapacidade funcional. Além disso, esses indivíduos apresentam uma supervalorização do seu caráter egossintônico, não conseguem analisar e assumir a sua obcessão excessiva pelo corpo. 

Um dos tipos de TDC é a Dismorfia Muscular (DM), doença caracterizada por uma insatisfação generalizada do corpo, onde os indivíduos experimentam uma preocupação excessiva  com o fato de não serem musculosos o suficiente em todo o corpo, apesar de na realidade o individuo apresentar um corpo bem hipertrofiado. Indivíduos com essa patologia, predominante no sexo masculino, se acham fracos, magros e incapazes.

Essa insatisfação com o físico e a preocupação constante de alcançar um corpo hipertrofiado, faz com que muitas vezes, estes indivíduos lancem mão de estratégias proibidas e prejudiciais a saúde para alcançar os seus objetivos num curto espaço de tempo. Eles acabam se envolvendo com o mundo dos esteroides anabolizantes androgênicos (EAA).

Os EAA são substancias sintéticas, derivadas da testosterona, mais conhecidas como bombas e que são utilizadas com o intuito de propiciar um maior ganho de massa muscular, com consequente hipertrofia muscular em pouco espaço de tempo, além de melhorar o desempenho durante a realização das atividades físicas ao conferirem aos usuários maior disposição física para treinar, diminuir a fadiga muscular e aumentar a motivação.

Porém o uso dessas substâncias, consideradas drogas quando utilizadas com esse intuito, acarreta alguns prejuízos a saúde dos seus usuários como transtornos psicológicos, dependência química e alterações fisiológicas graves, podendo levar a morte.

Por isso não adianta querer alterar o curso natural da vida. Para alcançar os seus objetivos e ficar satisfeito com o seu físico, é necessário foco, força e disciplina, aliado a pratica do exercício físico e de uma dieta balanceada. Procure um educador físico e um nutricionista e alcance seus objetivos de forma saudável.

 

AndreaAndrêa Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.