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A beterraba promove vasodilatação?

BeterrabaEstá na moda atualmente a utilização de suplementos alimentares como pré-treino a base de L-arginina, que é um conhecido e potente precursor do óxido nítrico muito utilizado para aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, com isso, possibilitar maior desempenho no meio esportivo. Contudo, a grande maioria dos estudos atuais utilizando a L-arginina demonstram que essa suplementação não aumenta o fluxo sanguíneo e não promove a melhora no desempenho atlético de pessoas saudáveis.

Mas a final, o que se define como vasodilatação? É o processo de dilatação dos vasos sanguíneos, em consequência do relaxamento do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos, por meio da ação do tão famoso óxido nítrico, que se liga ao guanilato ciclase solúvel, ativando um segundo mensageiro, o cGMP,  que irá inibir o influxo de cálcio intramuscular, diminuindo a contratilidade dessas células, promovendo a vasodilatação. Esse fenômeno resulta em aumento da perfusão de oxigênio muscular e maior oferta de glicose e diversos nutrientes pelos músculos em atividade.

Vários estudos têm demonstrado que a utilização de nitrato reduz o custo de oxigênio durante os exercícios físicos de alta intensidade por promover a vasodilatação através da formação de óxido nítrico.

O nitrato é amplamente presente no meio ambiente, faz parte do ciclo do nitrogênio, que é essencial à vida.  A beterraba é o alimento que possui em sua composição alta concentração de nitrato e substâncias antioxidantes, esse nitrato que é consumido através da alimentação é convertido em nitrito e posteriormente reduzido a óxido nítrico através de do pH ácido ou por reações enzimáticas. Muitos estudos demonstram que após a ingestão do suco de beterraba ocorre um aumento plasmático na concentração de nitrito, sendo um precursor o óxido nítrico, responsável pela vasodilatação, com isso, o consumo de alimentos ricos em nitrato melhoram a execução e o desempenho durante os exercícios físicos, além dos benefícios a saúde como, diminuição da pressão arterial , aumento da circulação sanguínea, favorecendo o processo de recuperação corporal. Então, porque não utilizar fontes naturais como a beterraba, para melhorar o desempenho, recorrendo aos benefícios do nitrato, e das diversas substâncias antioxidantes presentes nesse alimento?

 

MayaraMayara Cardoso faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UNEB.

 

 

 

 

 

 

 

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2 comentário

Rafael 10 de novembro de 2016 at 11:14

eu como toda semana,até nos vitaminados eu coloco ela

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VITORIA MELO 30 de novembro de 2016 at 11:45

Olá Rafael, obrigada pelo contato. Que bom, a beterraba além de ser fonte de nitrato, é rica em palatinose um carboidrato de lenta absorção que promove energia, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias como as antocianinas, e também em vitaminas e minerais.

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