Sem categoria

Dieta e biodisponibilidade de zinco

ID-100194541O Zinco é um micronutriente essencial ao organismo humano, primariamente considerado como um íon intracelular, dado que 80% do seu conteúdo se encontra no citosol e o restante no núcleo celular. Ele se distribui pelos vários órgãos do corpo, estando presente principalmente na musculatura esquelética (57%), ossos (29%), pele (6%) e fígado (5%). As secreções e os fluidos corpóreos também contêm zinco em pequenas quantidades.

O zinco é importante para o funcionamento adequado do metabolismo, sendo necessário à reprodução, diferenciação celular, crescimento, desenvolvimento, reparação tecidual, defesa imunológica, síntese de colágeno, manutenção das funções do sistema nervoso central, metabolismo da vitamina A, manutenção das funções gonadais (participando da síntese e secreção dos hormônios sexuais), além de ser um constituinte de mais de 300 enzimas que participam do metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas e da síntese e degradação dos ácidos nucleicos.

O zinco pode ser obtido na dieta pelo consumo das seguintes fontes alimentares: carnes vermelhas, peixe, camarão, mariscos, ostras, fígado, miúdos, ovos, grãos integrais, castanhas, cereais, tubérculos e legumes. Porém a dieta também apresenta alguns fatores que inibem a absorção do zinco ou diminuem a sua biodisponibilidade, nomeadamente os fitatos presentes em cereais e leguminosas, alguns micronutrientes como ferro, cobre e cádmio, visto que eles competem pelo mesmo transportador intestinal do zinco durante a absorção, dietas hipocalóricas, alcoolismo e alguns medicamentos quelantes.

Da mesma forma existem algumas estratégias que melhoram a absorção do zinco como os aminoácidos (histidina e metionina), os fosfatos, os ácidos orgânicos e algumas prostaglandinas. Quantidades adequadas de algumas proteínas têm efeito positivo na absorção de Zn.

Sendo assim o aporte adequado de alimentos fontes de zinco se torna essencial para a manutenção da homeostasia do zinco no organismo humano, dado as importantes funções desempenhadas por este mineral no corpo humano.

 

Andrea Andrêa Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.