Sem categoria

LESÃO MUSCULAR E BCAA

ID-10090437A lesão muscular esquelética é um fenômeno que pode ocorrer devido a vários fatores, mas sua principal característica é a disrupção das fibras musculares. Os estímulos mecânicos do exercício de resistência podem promover microlesões nas fibras musculares, impostas por contrações e/ou sobrecarga e, de acordo com a intensidade, a duração, o volume e o grau de gravidade, os danos podem ser agravados ao longo do tempo e persistirem cronicamente. Como consequência funcional, o dano muscular é manifestado por uma diminuição temporária da força, dor muscular de início tardio (DMT) e edema.

Neste contexto, algumas intervenções profiláticas têm sido propostas a fim de atenuar os efeitos negativos associados ao dano muscular. Entre as estratégias nutricionais, a suplementação com os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA – leucina, isoleucina e valina) é considerada uma potencial intervenção.

Os BCAAs estão entre os nove aminoácidos essenciais para os seres humanos, sendo oxidados principalmente no músculo esquelético, enquanto outros aminoácidos essenciais são catabolizados somente no fígado. Acredita-se que os aminoácidos de cadeia ramificada contribuem para o metabolismo de energia durante o exercício, sendo utilizados como fontes de energia.

Estudos vêm mostrando que a suplementação com BCAAs antes do exercício físico, em doses adequadas segundo o peso corpóreo, resulta em supressão da degradação das proteínas musculares endógenas, assim como, diminui a dor muscular causada pelos exercícios físicos. A suplementação com os aminoácidos de cadeia ramificada é segura, segundo os estudos de toxicidade, principalmente quando esses são fornecidos numa proporção semelhante à da proteína animal (2:1:1 Leucina:Isoleucina:Valina).

Para avaliar a necessidade de utilização desse suplemento e estabelecer uma dose individualizada, assim como definir o melhor momento de uso, é importante consultar um Nutricionista.

 

Marina Marina Vilpert faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

2 comentário

Celso Miranda Junior 13 de setembro de 2017 at 12:18

Muito obrigado , foi satisfatório s gostaria de receber mais informações suas via e-mail.

Responder
Jannine Dantas 23 de dezembro de 2017 at 10:45

Olá, Celso!

A equipe de Nutrição da SNC Salvador agradece pelo reconhecimento e nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.