VOCÊ CONHECE AS HEAT SHOCK PROTEINS?

 

 

 

ID-100130003As Heat Shock Proteins, ou proteínas de choque térmico são pequenas proteínas que possuem funções protetoras no nosso corpo. Essas proteínas foram desenvolvidas como estratégias adaptativas em pequenos organismos e foram mantidas durante a evolução até a nossa espécie.

Foram descobertas em 1962, quando um pesquisador que estudava moscas frutíferas, observou que em determinadas células destas moscas havia uma maior produção de proteínas, quando eram submetidas a temperaturas elevadas, daí o nome proteínas de choque térmico.

Sabe-se, no entanto, que sua liberação é desencadeada em momentos em que nosso corpo é submetido a diversas situações  estressantes, como altas temperaturas, inflamações, intoxicações por alguns metais pesados, lesões mecânicas e alguns tipos de venenos.

As proteínas de choque térmico podem atuar auxiliando na formação de novas proteínas, reparando proteínas danificadas, ou sinalizando proteínas que devem ser destruídas.

Essas proteínas tem ação bastante significativa nas atividades físicas, devido ao alto grau de estresse provocado pelo exercício. Por conta disso diversos autores sinalizam a necessidade de induzir sua produção para um melhor desempenho físico.

Apesar de sua grande aplicabilidade na medicina, no tratamento de doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres, sua eficácia como suplemento alimentar ainda é controversa. Estudos recentes fazem associação entre o aumento da atividade das proteínas de choque térmico e o aumento da sinalização do crescimento muscular, porém os mecanismos pelos quais essa ação ocorreria ainda não foram explicados.

Há, no entanto, empresas comercializando substâncias “estimuladoras” das proteínas de choque térmico com promessas de corpos perfeitos e livres de gordura. Para evitar frustrações, e saber o que é adequado para você, antes de fazer uso de qualquer suplemento alimentar procure o seu Nutricionista.

 

Victor Neves faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *