HMB e Envelhecimento: Vale a pena suplementar?

HMBO envelhecimento é um processo fisiológico natural nos seres vivos, que envolve uma série de mudanças de cunho físico e psicológico, que afetam o estilo de vida dos indivíduos. Algumas mudanças fisiológicas envolvem redução no metabolismo e na velocidade de condução nervosa, dificuldade de adaptação à modificação de fatores ambientais, redução da resposta celular a substâncias produzidas pelo próprio organismo, como a menor produção de proteínas e outras moléculas (hormônios, enzimas, moléculas transmissoras), redução da sensibilidade das células a estímulos, aumento do catabolismo e diminuição do anabolismo.

Ocorrem também diversas alterações no trato gastrointestinal, o que implica na redução da digestão e absorção de nutrientes, principalmente os micronutrientes. Há uma redistribuição da massa corporal e redução das massas magra e mineral, ocasionadas por diversos fatores, como redução da atividade física, alterações hormonais, mudança no metabolismo das proteínas e na ingestão alimentar.

Diante deste quadro, estudos experimentais buscam encontrar os benefícios da suplementação para idosos, a fim de oferecer suporte a estes indivíduos, e atenuação dos efeitos deletérios. Um suplemento que vem sendo bastante estudado é o HMB (Beta-hidroxi-Beta-metilbutirato), um metabólito do aminoácido essencial leucina, que possui várias ações no organismo, sendo sua função anticatabólica a principal delas.

Nos estudos mais recentes, a suplementação com 2 a 3 g de HMB trouxe efeitos benéficos sobre a massa muscular de idosos, com ou sem exercício físico, inclusive no estado de repouso por até 10 dias, evitando a degradação da massa magra nestes indivíduos, e aumento a síntese proteica em alguns casos.

O uso de suplementos alimentares vem mostrando benefícios em indivíduos idosos, auxiliando na atenuação de efeitos provocados pelo próprio processo de envelhecimento. Além do HMB, outros suplementos vêm sendo estudados a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida para estes indivíduos. 

 

Priscila

 Priscila Teles faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA. 

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *