O Tribulus terrestris tem efeitos ergogênicos?

tribulusO Tribulus terrestris é um suplemento que tem tido destaque no meio esportivo. Esse produto tem a promessa de aumentar os níveis de testosterona, resultando no ganho de massa muscular, além de aumentar a libido. Mas será que isso faz sentido?

Tribulus terrestirs é uma planta rasteira, com folhas curtas, pequenas flores amarelas e frutos espinhosos. Essa planta era usada como erva medicinal, principalmente na China, Índia e Bulgária, para tratar de disfunção sexual, edemas, doenças do trato urinário e doenças cardiovasculares, além de ser tido como afrodisíaco. Esse fitoterápico possui uma saponina esteroidal chamada protodioscina. Essa tem sido apontada como a responsável por aumentos endógenos da produção de hormônios testosterona, DHEA e hormônio luteinizante (LH), que estão relacionados com o aumento de massa muscular, mas este caminho metabólico ainda não foi totalmente comprovado. Ainda, há grandes variações quanto à composição e conteúdo das saponinas no Tribulus terrestris, podendo diferir de acordo com a parte da planta estudada, estágio de desenvolvimento e região da qual foi colhida.

Quanto ao seu efeito para aumento endógeno de testosterona, DHEA e LH, os estudos científicos recentes, realizados em humanos, principalmente em populações jovens com pratica de exercício físico, não comprovaram o aumento desses hormônios, nem melhora na composição corporal ou força muscular. Porém, é importante ressaltar a importância da individualidade bioquímica de cada organismo, esse vai reagir de forma individualizada para cada tipo de suplementação.

Para saber se esse fitoterápico é adequado para o seu organismo e seus objetivos e qual a dosagem adequada para atingir seus resultados, é importante consultar Nutricionista esportivo.

 


MarinaV Marina Vilpert faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *