Anorexia Nervosa

anorexiaA anorexia nervosa (AN) é caracteriza pela perda de peso intensa e de forma intencional, com uso de dietas extremamente restritivas, devido à recusa ao consumo dos alimentos. Os indivíduos tem fobia de engordar e por conseguinte buscam a magreza extrema, dado que ocorre uma distorção grosseira da imagem corporal.

A AN é classificada de acordo com a sintomatologia presente, podendo ser do tipo restritivo, quando não há episódios compulsivos para comer ou o habito de prática purgativa (vômito autoinduzido, uso de laxantes, diuréticos e enemas) ou do tipo purgativo, quando existem episódios purgativos ou de compulsão alimentar.

Esse transtorno alimentar afeta particularmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino, levando a marcantes prejuízos nutricionais, psicológicos e sociais, com aumento das taxas de morbimortalidade.

Fisiologicamente, a AN ocasiona modificações endócrinas generalizadas envolvendo o eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal, que se manifesta nas mulheres com amenorreia e nos homens com uma perda de interesse e potência sexual, além de contribuir para a instalação de um quadro de deficiência nutricional, principalmente em relação aos micronutrientes, o que contribui para maiores agravos a saúde.

Um dos minerais mais depletados nessa situação é o zinco. Os estudos apontam que a gravidade da deficiência de zinco tem relação direta com maior déficit de peso e longos períodos de duração da AN, além de elevados níveis de depressão e ansiedade nesses pacientes, dado que a deficiência de zinco contribui para a ocorrência de maiores perdas de peso, diminuição do apetite, diminuição da síntese dos hormônios sexuais, características idênticas ao que ocorrem na AN.

Sendo assim uma estratégia interessante a ser adotado no tratamento dos indivíduos portadores de AN seria a suplementação com zinco, aliado ao acompanhamento médico e psicológico, por forma a ajudar esses individuos a se recuperarem e voltarem a uma vida normal.

 

Andrea Andrêa Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br  .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *