O enigmático mundo da suplementação!

 

 

 

fotoO conceito de suplementos alimentares começou a ser desenvolvido há cerca de cem anos quando Gowland Hopkins descreveu os mesmos, como substâncias necessárias ao crescimento e que deveriam ser adicionados ao que era considerado vital para se evitar algumas doenças. Com o avançar dos anos esse conceito evoluiu e hoje têm-se que os suplementos alimentares são substâncias que se destinam a complementar e ou suplementar um regime alimentar de acordo com a demanda individualizada de cada organismo.

Os suplementos alimentares são fontes concentradas de substâncias (vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos essenciais, fibras, plantas ou extratos de plantas), com efeito nutricional ou fisiológico, podendo ser apresentadas na sua forma isolada ou combinada, dosada de acordo com a Ingestão Diária Recomendada (DRI) estabelecida para a população saudável. Geralmente se apresentam na forma de cápsulas, pastilhas, comprimidos, pó pílulas, líquidos ou sprays.

O crescente interesse pelas ditas “dietas milagrosas”, a popularização do conceito “fitness” e o aumento da pratica de exercícios físicos, associado ao tema saúde e longevidade tem estimulado o crescimento da indústria de suplementos alimentares, que a cada dia lança nomercado produtos novos, com o propósito de melhorar a performance de atletas e praticantes de atividade física bem como contribuir para o alcance do corpo “perfeito” idealizado por cada individuo. Porém, algumas indústrias, aproveitado esse auge, atualmente vivenciado pela área, vem divulgando produtos, nas quais não existe comprovação cientifica de uso e beneficio ou que prometem efeitos milagrosos num curto espaço de tempo, levando o consumidor desatento a adquirir um produto ineficaz as suas necessidades nutricionais e de saúde, incorrendo em grandes riscos a sua saúde física e mental. Aliado a essa problemática, o mercado de suplementação ainda se depara com outros problemas como o grande numero de suplementos falsificados circulando e os vários produtos contendo substancias proibidas de serem comercializadas como suplementos alimentares.

Nessa perspectiva, a utilização de suplementos alimentares, é dependente da necessidade de cada individuo e deverá ser sempre prescrita por um profissional capacitado para tal (nutricionista ou médico) em consonância com hábitos de vida saudável, como uma dieta balanceada, individualizada e equilibrada e a pratica de atividade física.

 

Andrea Andrêa Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

  

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail   nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *