Sem categoria

Redução de medidas? EFAs é a chave!

redução de medidasOs EFAs são ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa, derivadas do acido linolênico (ômega 3) e linoleico (ômega 6), que não são sintetizados pelo nosso organismo, havendo necessidade de garantir o seu aporte através da dieta, sendo abundantes em peixes e óleos vegetais.

O ácido alfa-linolênico (ALA) é o principal ácido graxo da família do ômega -3 na qual o organismo humano irá converter em ácido eicosapentaenóico (EPA) e em ácido docosahexaenóico (DHA) por ação das enzimas enlongase e desaturase. Já o ômega 6 no organismo é convertido a ácido gama-linolênico (GLA), desempenhando funções importantes no organismo.

Os EFAs são importantes na reparação das membranas celulares, permitindo que as células se mantenham integras, em situações de estresse oxidativo intenso, a exemplo da pratica do exercício ou atividade física. Auxiliam também no controle da frequência cardíaca, da pressão arterial, da coagulação sanguínea, da fertilidade; Compete com as gorduras trans, diminuindo a sua absorção, aumenta as concentrações de HDL, diminui as concentrações de LDL, contribuindo assim para a melhora do perfil lipídico e prevenção de doenças cardiovasculares, além de desempenharem um papel importante na função imune, regulando a inflamação, sendo importante nos processos de emagrecimento.

Os estudos demonstram que os EFAs e seus metabolitos apresentam um poder anti-inflamatório eficaz devido a sua capacidade de modular as citocinas pro inflamatórias, características do tecido adiposo, além de funcionarem como um ligante endógeno para a síntese e ativação do PPAR-α, que por sua vez aumenta os níveis séricos de adiponectina que se encontram diminuídos na obesidade e melhora a sensibilidade das células a leptina, aumentando a saciedade nos indivíduos obesos. Ele ainda contribui para a inibição da expressão dos genes de armazenamento dos ácidos graxos através da supressão do gene codificador da proteína SREBP-1.eles ainda induzem a maior β-oxidação de ácidos graxos e a supressão da lipogênese  devido ao estímulo a produção de acil CoA oxidase peroxissomal e da UCP-3, o que contribui para a perda ponderal nesses indivíduos.

Sendo assim, os EFAs se apresentam como uma ferramenta importante nos tratamentos para emagrecimento, quando aliados a uma dieta equilibrada e a pratica de atividade física regular.

 

Andrea Andrêa Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

  

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail    nutricao@sncsalvador.com.br  .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.