Sem categoria

Momento de uso do ômega – 3

omega 3Os ácidos graxos da família do ômega 3 é um dos suplementos mais estudados em todo o mundo devido aos seus benefícios a saúde em todas as fases da vida de um individuo.

O ômega 3 abrange os ácidos graxos que apresentam insaturações separadas apenas por um carbono metileno, com a primeira insaturação no terceiro carbono enumerado a partir do grupo metil terminal.

No organismo humano os ácidos graxos ômega 3 (óleo de peixe) sofrem dessaturação e enlogação da sua cadeia, por ação das enzimas dessaturase e alongase, respectivamente. As dessaturases agem oxidando os dois carbonos da cadeia, originando uma dupla ligação com a configuração cis e as alongases atuam adicionando dois átomos de carbono à parte inicial da cadeia, originando duas substâncias fundamentais ao organismo, denominados de ácido docosahexaenóico (ADH) e eicosapentaenoico (EPA), que vão desempenhar as varias funções no organismo atribuídas ao consumo do ômega 3.

Já se encontra bem consolidado na literatura as funções, os mecanismos de ação, a biodisponibilidade e a dose diária de ômega 3 a ser consumida para se alcançar os benefícios que este nutriente proporciona ao organismo. Porém ainda não se tem bem esclarecido qual seria o melhor momento de uso do mesmo.

Os estudos existentes na literatura trazem que o uso diário do ômega 3 independentemente do seu horário traz benefícios a saúde a curto e longo prazo. Geralmente ele é utilizado antes ou após a refeição principal, por forma a se evitar desconforto estomacal e eructações, mencionados por alguns usuários quando utilizam as capsulas de óleo de peixe.

Porém em algumas situações pontuais o momento de uso do ômega 3 varia e há necessidade de respeitar o momento especifico de uso. Porém mais estudos acerca dessa temática necessitam ser realizados para que se faça uma recomendação de momento de uso do ômega 3 que vai de encontro com as demandas peculiares de cada situação.

Até lá o consumo diário do ômega 3 na forma de óleo de peixe se faz necessário em todas as etapas da vida por forma a se alcançar uma vida mais saudável.

 

Andrea Andrêa Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

  

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail     nutricao@sncsalvador.com.br   .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.