Sem categoria

Bebidas Energéticas.

energeticoNa hora de praticar um exercício físico ou simplesmente manter-se acordado, muitas pessoas recorrem às bebidas energéticas. Tais bebidas possuem a finalidade de estimular o metabolismo e possuem como principais constituintes: água gaseificada, cafeína, taurina, carboidrato e vitaminas. Essas substâncias possuem a finalidade de incrementar a resistência física, evitar o sono, estimular o metabolismo além de contribuir na eliminação de substâncias ditas nocivas para o nosso organismo, os chamados xenobióticos.

A cafeína é a substância estimulante mais conhecida e utilizada mundialmente e constitui a maior parte dos suplementos ergogênicos. Sua principal função é estimular o sistema nervoso central e como consequência aumenta o metabolismo corporal. A taurina é um dos aminoácidos mais abundantes no corpo humano e sua principal função como componente das bebidas energéticas é a regulação da contração muscular, além de auxiliar no processo de eliminação das substâncias nocivas. O carboidrato possui a finalidade de atuar como o nutriente energético, sendo o responsável por uma maior sensação de bem estar. O carboidrato encontrado nesse tipo de bebida é a glucoronolactona, que também vai atuar como detoxificante das substâncias estranhas produzidas pelo nosso corpo.

Apesar dos benefícios, as bebidas energéticas devem ser consumidas esporadicamente e com moderação, pois mascaram a fadiga, podem provocar insônia além de aumentar de forma significativa a frequência cardíaca. Além do mais quando ingeridas ou misturadas a bebidas alcoólicas podem provocar a desidratação e devido a essa mistura melhorar o sabor maiores quantidades de álcool estariam sendo consumidas      

 

 

Mariane Mascarenhas

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail     nutricao@sncsalvador.com.br    . 

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor. 

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.