Sem categoria

Canela e alguns de seus benefícios.

canelaO uso de especiarias para temperar e dar sabor na culinária está cada vez mais difundido por apresentar benefícios para saúde, melhorar a palatabilidade dos alimentos e como substituto ao excesso de sal acrescentado nas preparações. A canela é uma destas especiarias, sendo comumente utilizada em frutas, mingau e doces, entre outras preparações. Além da alimentação podemos encontrar também em alguns termogênicos, suplementos que aumentam a termogênese, em que há aumento da produção de energia na forma de calor. As Unclouped Protein (UCP) ou proteínas desacopladoras, são as principais responsáveis pela termogênese do organismo, contribuindo fortemente para o aumento do gasto energético diário, que por sua vez, contribui para o emagrecimento e mudanças na composição corporal. Mas existem outros benefícios associados ao uso da canela.

A canela comercializada é proveniente da casca seca da árvore de nome científico Cinnamomum Verum e pode ser encontrado em 250 espécies, as espécies mais conhecidas são a Cinnamomum Cassia e Cinnamomum Ceilan. Os estudos vêm demonstrando várias propriedades na canela, como antioxidante, reguladora nos níveis plasmáticos de glicose e também ansiolítica.

A ação antioxidante da canela é devido à diminuição da peroxidação lipídica e seus produtos finais. O efeito antidiabético da canela, como regulador dos níveis de glicose é por aumentar a absorção de glicose e a oxidação de glicose, bem como a síntese de glicogênio e a fosforilação do receptor de insulina. Neurônios serotonérgicos do núcleo dorsal da rafe têm sido implicados na fisiopatologia de ansiedade, a canela está envolvida na mudança específica na região dos receptores 5-HT1A no núcleo dorsal da rafe, dessa forma age no controle da ansiedade.

Assim os suplementos termogênicos que contém canela, além de estarem promovendo aumento da termogênese, com consequente perda de peso, promove a sensação de bem estar, pelo efeito ansiolítico, antioxidante e regulador dos níveis de glicose. 

 

Por: Naia Ferreira

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail     nutricao@sncsalvador.com.br    .  

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.  

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.