Sem categoria

Modulação da insulina para hipertrofia.


hipertrofiaA insulina é um hormônio anabólico, produzido pelas células beta pancreáticas, que tem como principal objetivo permitir a entrada de nutrientes no citosol celular, principalmente glicose, bem como estimular a síntese de glicogênio, tanto hepático quanto muscular. A insulina é liberada em resposta a ingestão de alimentos, principalmente carboidratos, mas as proteínas também á estimulam, além de outros fatores, como hormônios gastrointestinais, que também fazem este estímulo.

Acredita-se que a insulina pode ser um dos fatores estimulantes da via PI3K-mTor, principal via de sinalização de síntese proteica em mamíferos, favorecendo assim a hipertrofia muscular. Porém, a capacidade da insulina criar, sozinha, um superávit no balanço proteico ainda é discutida. O que se sabe é que a ausência de insulina leva a um estado catabólico que somente a administração de insulina é capaz de reverter, através na inativação da via FOXO consequentemente inibindo moléculas (MAFBx e MURF) que causam degradação proteica. Estudos mostram que concentrações plasmáticas de 5-30µU·mL¯¹ de insulina são suficientes para inibir o catabolismo, este valor é aproximadamente a concentração plasmática de insulina encontrada após o consumo de Whey Protein.

Segundo alguns autores o aumento do fluxo de aminoácidos para células é o fator crítico na regulação da insulina para o turnover da proteína muscular, quanto maior insulinemia maior fluxo de aminoácidos para as células foi encontrado, contudo pós-treino há outras necessidades fisiológicas que não só a reconstrução muscular, por isso não necessariamente um maior fluxo de aminoácidos garantirá uma maior síntese proteica e consequente hipertrofia.  

As doses necessárias para promover uma adequada síntese proteica ainda são controversas, alguns estudos mostram que uma dose intermediária de insulina já é o suficiente para promover maior síntese em detrimento de maior degradação. O que se sabe é que a insulina induzida adequadamente substratos promoverá anabolismo e prevenirá o catabolismo, podendo contribuir assim para a hipertrofia muscular. 

 

Por: Naia Ferreira 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.  
Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.  
Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.