Sem categoria

Reguladores do sono.

REGULADOR DO SONODormir não é apenas bom, mas também de importância vital para o ser humano. É durante o sono que fixamos o aprendizado diário, reparamos tecidos do corpo e restauramos energia. Pessoas que dormem pouco estão mais susceptíveis a desenvolver obesidade e problemas de memória, sem mencionar a menor disposição para as atividades diárias.

Nosso sono é controlado por nosso ritmo circadiano, ou relógio biológico como é popularmente chamado. Esse ritmo controla a liberação de hormônios que nos deixam mais ativos durante o dia, e a predominância de hormônios que nos auxiliam a relaxar e controlam a qualidade do sono durante a noite, como a melatonina. Apesar dos estímulos para a liberação da melatonina serem baseados na presença ou ausência de luz, a sua síntese depende de fatores nutricionais, como a presença do aminoácido essencial triptofano. Porém garantir a ingestão de triptofano, apesar de condicionante, pode não garantir uma boa liberação de melatonina, isso porque para a conversão desse aminoácido em serotonina, um precursor da melatonina, é necessária a presença das vitaminas B6 e B9.

Zinco e magnésio também participam desse processo como cofatores da enzima necessária para a conversão da serotonina em melatonina. A suplementação de magnésio em idosos se mostrou eficiente para aumentar ao produção de melatonina e reduzir a liberação de cortisol, um hormônio liberado em situações de stress, melhorando o quadro de insônia. 

O aumento do cortisol durante a noite está diretamente ligado com a prevalência do insônia, isso porquê o cortisol ativa regiões do cérebro ligados à fome, chamados centros orexígenos. Essas regiões vem sendo estudadas atualmente por apresentarem correlação com a capacidade da manutenção do estado de vigília e por interferências nas fases do sono.

Portanto garantir um consumo adequado de aminoácidos essenciais, principalmente triptofano, vitaminas do complexo B, zinco e magnésio são essenciais para garantir uma boa qualidade do sono e repouso adequado, regulando a produção natural de melatonina e cortisol.

 

Victor Neves  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.