Sem categoria

Albumina: uma estratégia válida?

ID-100227669Os suplementos a base de proteínas são importantes pelo seu efeito anabólico, estimulando a síntese proteica muscular, além disso, os praticantes de exercício físico intenso têm um requerimento proteico aumentado e um risco do balanço nitrogenado negativo com maior probabilidade de perda de massa magra.

A ovoalbumina, também conhecida como albumina, é a principal proteína da clara do ovo. A albumina possui alto valor biológico e fornece todos os aminoácidos essenciais e não essenciais em quantidades suficientes. Além disso, não possui lactose ou gordura. O suplemento a base de albumina é derivado da clara do ovo desidratada e pasteurizada, e é muito utilizado no meio esportivo visando o aumento da massa muscular. Por conta dos aminoácidos ricos em enxofre em sua composição, pode ocorrer aumento de flatulência.

Estudos demonstram que ela não é a melhor opção para o momento pós-treino, uma vez que não houve estímulo às proteínas sinalizadoras da síntese proteica, por isso o uso da Whey Protein é comumente mais indicado neste momento, devido principalmente a sua rápida absorção e digestão. Como a albumina é de média a lenta absorção, ela pode e deve ser consumida ao longo do dia, como no café da manhã, nos lanches e antes de dormir, garantindo um maior aporte proteico diário, fazendo com que haja uma aminoacidemia constante, que é importante para o ganho de massa muscular. Então, devido a esses fatores e visto seu fácil acesso e baixo custo, sua suplementação, o uso da albumina se torna uma estratégia válida.

O consumo de suplementos alimentares deve ser sempre orientado por um Nutricionista Esportivo, para que sejam aliados a uma alimentação equilibrada e individualizada, proporcionando melhores resultados.

 

MarinaV Marina Vilpert faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail   nutricao@sncsalvador.com.br  .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.