Sem categoria

De mãos dadas: Vitamina C e colágeno

VitaminaCPreservar uma pele bonita, unhas fortes e cabelos saudáveis sempre foram o sonho de todas as mulheres. Entretanto com a idade ocorre um decaimento na produção de colágeno, proteína que tem atuação direta nestas condições. Porém, existem estratégias que proporcionam uma melhor produção desta proteína.

O ácido ascórbico ou, simplesmente, vitamina C é essencial para a biossíntese de colágeno. Contudo o uso desta importante vitamina vai desde combate de resfriados, gripes e outras viroses, bem como na prevenção do câncer e outras doenças degenerativas. Não obstante o uso da vitamina C também é de fundamental importância para a formação de fibras colágenas que estão presentes em todos os tecidos do corpo humano (derme, cartilagem e ossos). Tem-se proposto que a Vitamina C influencia a síntese de colágeno quantitativa, além de estimular mudanças qualitativas na molécula de colágeno.

O papel desta vitamina é atuar como um co-fator para as enzimas  lisil e a prolil hidroxilases as enzimas que são responsáveis pela estabilização e formação de rede das moléculas de colágeno. Outro mecanismo através do qual a vitamina C influencia na síntese de colágeno por estimulação de peroxidação lipídica, e o produto do presente processo, o malondialdeído, por sua vez estimula a expressão do gene do colágeno.

O Colágeno hidrolisado tem sido muito utilizado em produtos farmacêuticos e suplementos alimentares para melhorar a pele e os tecidos de cartilagem.  Um estudo científico realizado por Proksch em 2013 demonstrou que a suplementação de colágeno em mulheres com idade entre 35-55 anos melhorou significativamente a elasticidade da pele das mulheres participantes. Entretanto, os pesquisadores ressaltam que a formação de colágeno na pele e os benefícios associados com a ingestão do colágeno hidrolisado é dependente da ingestão de outros nutrientes, como a vitamina C.

Deste modo pode- se concluir que uma ingestão adequada de vitamina C e uma correta suplementação de colágeno podem minimizar os efeitos que a queda da produção natural de colágeno provoca nas mulheres. Porém é importante ressaltar que o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para auxiliar a obtenção dos seus objetivos de formar correta. 

 

Paôla Vieira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

22 comentário

Murilo 8 de fevereiro de 2017 at 01:17

A muito tempo ouço que o colágeno so e absorvido através da vitamina c ,gostei muito desse texto explicativo .
Comecei faz poucos dias uma suplementação de colágeno e tomo vitamina c separada para um problema da cartilagem de meus pulsos e ja tenho sentido melhora significativa.

Responder
VITORIA MELO 10 de fevereiro de 2017 at 08:15

Olá Murilo, obrigada pelo contato. Que bom que está gostando dos resultados, existem outros suplementos muito eficientes para problemas como o seu que são os Joints, formados de subtâncias como glucosamina, condroitina, MSM, colágeno e algumas vitaminas e minerais.

Responder
Sandra Silva 11 de fevereiro de 2017 at 09:28

Olá! Muito boa a matéria!
Li em alguns locais que para ajudar o organismo na produção de colágeno, precisamos tomar vitamina c à noite também, antes de dormir. Isso tem fundamento?

Muito obrigada,

Sandra

Responder
VITORIA MELO 5 de abril de 2017 at 08:03

Olá Sandra, obrigada pelo contato. Alguns nutrientes são necessários para produção/absorção de colágeno, dentre eles a vitamina C e o selênio. Por isso é importante que a suplementação de colágeno venha acompanhada desses micronutrientes.

Responder
Jamily 18 de abril de 2017 at 09:06

Como posso amenizar estrias e flacidez com vitamina c ? Estou tentando consumir mais vitamina c através de frutas.

Responder
Maiara 17 de maio de 2017 at 17:06

Olá, Jamily!

A equipe de Nutrição da SNC Salvador agradece o contato. Sugiro que juntamente com a Vitamina C faça uso de colágeno, especialmente o hidrolisado, pois sua suplementação tem sido cada vez mais difundido para firmeza da pele, a elasticidade e o tônus geralmente perdidos nos processos de formação de estrias e flacidez. A vitamina C é um antioxidante, retarda o envelhecimento da pele e torna-se essencial, como cofatores de reações, para formação do colágeno na pele.

Responder
Maria de Fátima Pereira de Sousa 19 de abril de 2017 at 08:33

Estou tomando vitamina C + colágeno hidrolisado pela manhã estou observando minha face bem melhor

Responder
Maiara 17 de maio de 2017 at 16:51

Olá, Maria de Fátima!

A equipe de Nutrição da SNC Salvador agradece o retorno sobre a eficiência do produto. Ficamos felizes pelo resultado positivo. Recomendamos o uso do colágeno com a dosagem de 10 gramas antes de dormir. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
leticia 2 de agosto de 2017 at 11:02

Qual a quantidade necessária de vitamina C? 1 limão é suficiente? e em gramas?
Dos outros nutrientes necessários para a síntese do colágeno, quais as quantidades em gramas? (vit A, Vit E, zinco e selênio)
Obrigada

Responder
Jannine Dantas 25 de agosto de 2017 at 15:14

Olá, Letícia!

O recomendado de vitamina C é 45 mg, vitamina A 600 mcg, vitamina E 10 mcg. Quanto ao zinco e selênio não temos quantidade indicada.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Sandra Silva 8 de agosto de 2017 at 08:23

Bom dia! Amei a matéria , mas tenho uma dúvida! Posso dissolver o colageno, na vitamina C?
Obrigada

Responder
Jannine Dantas 25 de agosto de 2017 at 14:25

Olá, Sandra!

A equipe de Nutrição da SNC Salvador agradece pelo seu reconhecimento. Você pode sim adicionar o colágeno na vitamina C e o seu modo de uso seria pela noite antes de dormir.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Eliana 24 de agosto de 2017 at 20:39

Parabéns pela matéria, eu corto a pastilha de vitamina C ao meio, tomo metade de manhã e a outra metade antes de dormir, dissolvida com água e uma colher de sopa de colágeno em pó. Estou correta desta maneira para obter os benefícios?

Responder
Jannine Dantas 25 de agosto de 2017 at 12:42

Elina, obrigada pelo feedback. A equipe de Nutrição da SNC Salvador agradece pelo reconhecimento.

O recomendado seria você associar o uso da pastilha de vitamina C no mesmo horário que você ingere o colágeno, o modo de uso do colágeno é pela noite antes de dormir. Para montar uma estratégia adequada referente aos seus objetivos o indicado é procurar um acompanhamento nutricional, já que o colágeno pode ser desviado da função estética quando ingerimos baixa quantidade de proteína ao longo do dia.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Edemildon 25 de agosto de 2017 at 21:33

Gostaria de saber se misturar um suco de limão ou laranja com colágeno antes de dormir é o correto

Responder
Jannine Dantas 6 de setembro de 2017 at 15:40

Olá, Edemildon!

A vitamina C é um micronutriente muito volátil então é provável que nesses sucos não contenha uma concentração adequada para essa associação. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
dilea santos 15 de setembro de 2017 at 08:54

eu posso usar a vitamina c em comprimido eu uso cebion de 500mg e colageno em po estar certo?

Responder
Lara Cerqueira 29 de dezembro de 2017 at 13:25

Olá, Dilea.
Não é necessário consumir doses tão altas de vitamina C para que tenha efeito sinérgico com a suplementação de colágeno.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Luciana 6 de março de 2018 at 17:07

Estou tomando Colágeno com comprimido de Vitamina C pela manhã, esse é um bom horário?? ou só dever ser tomado a noite????

Responder
Lara Cerqueira 12 de março de 2018 at 10:55

Olá, Luciana.
Não há problema em utilizar o colágeno nesse período, mas a equipe de nutrição SNC Salvador sugere que o consumo ocorra antes de dormir por se tratar de um momento de recuperação muito influente.
Estamos a disposição!

Responder
Soraia Pereira 18 de abril de 2018 at 16:17

Quais as marcas vocês indicam de colágeno hidrolisado? E aonde encontro aqui em Salvador?

Responder
Lara Cerqueira 8 de maio de 2018 at 11:38

Olá, Soraia!
Hoje temos disponível as seguintes marcas: Nutrify, Atlhética, Integralmédica, Essential e Vitafor.
Visite uma de nossas lojas, lá você será orientada sobre qual produto se encaixa melhor no seu contexto:

Shopping Paralela 2° Piso
(71) 3018-0080

Salvador Shopping 1° Piso
(71) 3014-5490

Salvador Norte Shopping 2° Piso
(71) 3365-6539

Shopping Barra 2° piso
(71) 3267-3005

Shopping da Bahia 3° piso
(71) 3450-0404

Shopping Center Lapa 1° piso
(71) 3033-3077

Estamos a disposição!

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.