Sem categoria

Cirurgia bariátrica, o caminho mais fácil para o emagrecimento?

bariatricaA obesidade é uma doença crônica não transmissível que se alastra de forma alarmante sobre as populações ocidentais. Atualmente no Brasil, quase metade da população se encontra acima do peso, e cerca de 20% se encontra obeso. A obesidade é um fenômeno multifatorial, associado à problemas genéticos, psicológicos, maior acesso a alimentos industrializados e minimização do esforço físico. Ela está comumente associada a doenças cardíacas, diabetes melito, hipertensão arterial e doenças osteoarticulares, se caracterizando como uma doença potencialmente letal e que deve ser tratada.

A cirurgia bariátrica, ou antiobesidade é um procedimento caracterizado pela retirada parcial ou total do estômago, que tem se mostrado um método efetivo na redução de peso de pacientes obesos, no entanto, atualmente, essa técnica tem sido procurada como um procedimento estético, ignorando-se os traumas pós-cirúrgicos que a seguem. A retirada do estômago está associada a uma menor absorção de cálcio, ferro e vitamina B12, que deverão ser suplementados ao longo da vida do indivíduo, também está associada a desnutrição proteico-energética por conta do menor volume estomacal, síndrome de Dumping, caracterizada pelo rápido esvaziamento estomacal e hipoglicemia reativa, além de fatores psicológicos.

Apenas no ano de 2010 foram realizadas mais de 60 mil cirurgias bariátricas porém, pesquisadores norte-americanos apontam para dados alarmantes: mortes associadas a acidentes ou suicídio são 58% maior em indivíduos no estado pós-cirúrgico, sem mencionar óbitos relacionados a comportamentos compulsivos como bulimia e acidentes de trânsito. É importante lembrar que pessoas obesas, frequentemente, apresentam maiores níveis de depressão, ansiedade e transtornos alimentares, e que muitas vezes esse transtornos permanecem após cirurgia ou são substituídos por outros vícios, como drogas e sexo.

Vale salientar que a cirurgia bariátrica é uma cirurgia de grande porte e como tal apresenta risco de morte, não devendo ser encarada como um caminho fácil para atingir o peso ideal, e que ela está acompanhada de uma mudança drástica no estilo de vida e alimentação já que uma menor capacidade de ingestão de alimentos, deve vir acompanhada de uma melhor seleção dos mesmos.

 

Victor Neves  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

2 comentário

Silvia Peixoto Pereira 18 de janeiro de 2016 at 23:52

Qualidade

Responder
Lara Cerqueira 22 de janeiro de 2016 at 12:44

A equipe agradece o reconhecimento, Silvia!

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.