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Você conhece os benefícios do HICA?

HICAAssim como a valina e a isoleucina, a leucina é um aminoácido de cadeia ramificada (BCAA), tendo larga referência na literatura sobre seu papel no anabolismo muscular, principalmente através da ativação de uma proteína quinase chamada mTOR (Alvo da Rapamicina em Mamíferos), que por sua vez é um sinalizador para a síntese proteica. Mas o que poucas pessoas sabem é sobre a influência dos seus metabólitos na atividade esportiva. Dentre eles, está o HICA.

O ácido DL-α-Hidroxy-Isocapróico (HICA), também conhecido como ácido lêucico ou ácido DL-2-hydroxy-4-methilvalérico, é um produto final do metabolismo da leucina em tecidos humanos, tais como o músculo esquelético e tecido conjuntivo. O Hica é formado a partir da transaminação da leucina em α-ceto-isocaproato (KIC) e posterior redução para formação do ácido lêucico (HICA).

Um dos maiores benefícios atribuídos ao HICA é em torno dos seus efeitos sobre a DOMS ou DMIT (dor muscular de inicio tardio), que é a sensação de desconforto muscular e dor durante as contrações que ocorrem de forma tardia após a prática de exercício extenuante, com redução da amplitude de movimento, especialmente em praticantes que iniciaram alguma atividade esportiva, ou após longa privação da sua prática. Afinal, quem nunca ficou um tempo sem treinar, e após o recomeço sentiu grande desconforto? Estes sintomas começam a cursar com 24 a 48 horas após o trabalho com determinado grupamento muscular, e os mesmos desaparecem dentro de 5 a 7 dias. A fisiopatologia que envolve o aparecimento de DOMS ainda é indeterminada, mas tudo leva a crer que seja a consequência do dano muscular oriundo após a prática de exercícios extenuantes, onde a contração e extensão do músculo danificam as células e com isso desenvolvem um processo inflamatório, que é potencializado com a ação das metaloproteínases (enzimas catabólicas, que degradam o músculo).

Mero et al, 2010, realizaram um estudo com 15 jogadores de futebol durante 4 semanas, com o objetivo de avaliar os efeitos da suplementação de HICA sobre a composição corporal, sintomas de DOMS e desempenho físico, durante um mês de treinamento. O grupo que foi suplementado com HICA obteve aumento significativo de massa muscular, evidenciando que além de ser eficaz contra o catabolismo, o HICA também promove anabolismo muscular. Foi observado diminuição das DOMS, o que está diretamente relacionada à recuperação e bem estar do atleta, para que ele possa treinar ao máximo nos dias consecutivos. Não há evidências quanto ao aumento do rendimento com o uso de HICA, porém todos os resultados levam a crer que a suplementação com ácido DL-α-Hidroxy-Isocapróico melhora o estado do indivíduo por diminuir as DOMS, onde o atleta poderá treinar no seu máximo nos dias que se seguem, evitando comprometimento de amplitude, dores musculares, desconforto e consequentemente diminuição do rendimento. Um estudo realizado em ratos por Lang et al 2013 teve como objetivo avaliar se o tratamento com HICA melhora a recuperação muscular após atrofia induzida por imobilização, quando comparado à leucina e grupo controle, em dois momentos, 7 e 14 dias de recuperação. Houve melhor recuperação no grupo suplementado com HICA no período de 14 dias, com aumento da massa do músculo imobilizado e maior sinalização de p70S6K1 e 4EBP-1 que são proteínas sinalizadoras de síntese proteica. Corroborando os achados que afirmam que o HICA pode ser utilizado como potencializador do anabolismo muscular.

Podemos então concluir que o HICA é um suplemento que pode ser aplicado a diversas modalidades esportivas, com o objetivo de manutenção e aumento da massa muscular, além da prevenção da dor muscular de inicio tardio (DOMS), que pode comprometer o rendimento do atleta. Existem momentos chave para o seu uso, pessoas que estão iniciando uma atividade (grupo mais propenso ao catabolismo e DOMS), recuperação de lesões ou mudando o treinamento podem se beneficiar com o uso deste metabólito. Além de ser uma suplementação segura sem contraindicações ou efeitos colaterais. Para uma indicação individualizada, consulte um Nutricionista.

 

Cassio Cássio Niela faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UNEB.
Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

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