Sem categoria

Waxy Maize

waxy maizeNão há dúvidas da importância do carboidrato para o fornecimento e reposição energética no exercício físico, pois este é importante para realização dos movimentos e para recuperação.

O waxy maize ao pé da letra significa milho ceroso, o milho é fonte de amido, um tipo de carboidrato constituido de dois polímeros: amilose, parte linear e amilopectina, parte ramificada. Ceroso é um tipo de amido, em que há na sua estrutura apenas ou maior parte amilopectina.

Devido a essa estrutura mais ramificada o wazy maize foi introduzido na suplementação esportiva como um tipo de carboidrato de mais rápida absorção, até mesmo mais rápido que carboidratos de conformação mais simples, comumentes utilizados, como a dextrose e maltodextrina. Sabe-se hoje que não é verdade, o wazy maize é um tipo de hidrato de carbono digerido e absorvido de forma mais lenta, por conta dessa caracteristica mantém a glicemia mais estável, benefíco assim para o melhor rendimento durante exercícios físicos, principalmente os de longas durações, em que será necessário reposição energética constante para otimização do treino.

Por apresentar glicemia mais estável não proporciona picos de insulina, sendo benéfico principalmente para quem deseja juntamente com ganho de músculo uma queima de gordura, pois a insulina por ser um hormônio altamente anabólico inibe a lipólise, como o a insulinemia proporcionada pelo wazy maize é menor, há estímulo a lipólise, e alguns estudos mostraram aumento da oxidação lípidica com o uso desse tipo de carboidrato.

Sendo assim o waxy maize é uma escolha adequada de carboidrato, por proporcionar constante e mais duradouras liberações de glicose no sangue e estimular maior lipólise por induzir um menor estímulo a insulina. Portanto, esse cabroidrato pode ser uma boa estratégia para melhorar a perfomance no treino e para a queima de gordura, podendo ser utilizado como pré e pós treino. Para saber o melhor momento e melhor estratégia procure um nutricionista. 

 

Naia Naia Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.