Sem categoria

Leucina para hipertrofia.

LeucinaManter a massa muscular esquelética preservada é fundamental para proporcionar uma boa forma física e qualidade de vida, contudo a manutenção da mesma é determinada pelo equilíbrio entre a síntese de proteínas no músculo e pela degradação. Para isso diversas estratégias nutricionais são estabelecidas de modo a garantir esta manutenção conferindo o benefício da síntese proteica de forma adequada e otimizando esse resultado, deste modo induzindo o processo da hipertrofia. 

Dentre os nutrientes atuantes no processo da homeostase da massa muscular a leucina apresenta-se como um aminoácido de relevante importância. Ela é um dos aminoácidos essenciais do corpo humano que em conjunto com a valina, isoleucina formam uma cadeia ramificada chamado de BCAA’s. Estudos afirmam que a suplementação com leucina não deve ser realizada de forma isolada, mas sim associada a outros aminoácidos, carboidratos ou proteínas como no caso de Whey Protein. 

A administração leucina é capaz de promover efeitos anticatabólicos, ou seja, atenuando o catabolismo muscular esquelético e atuando na síntese proteica através da sinalização da proteína alvo da rapamicina em mamíferos (mTOR)  que é um dos principais fatores responsáveis pela hipertrofia celular. Há algumas evidências de que a disponibilidade de leucina em longo prazo é suficiente para melhorar a massa ou o desempenho muscular durante o treinamento físico

Deste modo o aminoácido leucina apresenta-se como um dos importantes aliados a nossa suplementação alimentar, sendo ela um dos pontos chaves para o anabolismo. Faça um bom uso da Leucina, ela é altamente benéfica, contudo não se esqueça de consultar um nutricionista para que a recomendação seja feita de forma adequada a suas individualidades. 

 

paolaPaôla Vieira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br  .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.