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“Queimar gordura!” Entenda como acontece e como otimiza-la.

oxidacaoO processo do emagrecimento não é tão objetivo, envolve uma série de mecanismos biológicos que somados irão promover a tão almejada “queima de gordura”. Compreender como o corpo realiza a bioquímica desses eventos é de grande valia para facilitar a evolução desse processo de forma mais rápida e segura.

Os lipídios (gorduras), bem como os carboidratos e as proteínas, são macronutrientes importantes na nossa dieta. Cada um deles tem sua importância no organismo e deve ser consumido em proporções adequadas para se ter uma alimentação saudável.

A oxidação de gordura, ou seja, a queima desta não está relacionada com a quantidade consumida através da dieta. O corpo vai ter um saldo positivo de gordura quando houver um excesso de consumo de fontes de energia (por exemplo, comer em excesso), ou uma restrição da atividade física habitual.

O processo de oxidação da gordura ocorre dentro de células chamadas mitocôndrias, mais especificamente na matriz mitocondrial. Antes desse processo, ainda no citosol, os ácidos graxos sofrem uma reação de ativação que é catalisada pela enzima sintetase acil coA formando uma molécula chamada acil coA, sendo ela de cadeia curta ou média, e transportada livremente para matriz mitocondrial. Ou sendo ainda de cadeia longa necessita de um nutriente chamado carnitina para que esse transporte ocorra.

Dentro da matriz, a molécula de acil coA sofre 4 etapas que irá gerar acetil CoA, moléculas de FADH2 e NADH2. O ácido graxo completamente oxidado promove a formação de trifosfato de adenosina (ATP), combustível de produção de energia finalizando assim o processo de oxidação da gordura.

Tratando-se de estratégias para otimizar esse processo, a inserção de alimentos como cafeína, gengibre e pimenta na dieta, auxilia promovendo uma estimulação beta adrenérgica, aumentando a oxidação de gorduras nas mitocôndrias. As substâncias presentes nesses alimentos podem ser encontradas também em suplementos alimentares, os chamados termogênicos. Neles estas substâncias estão associadas de modo que o seu sinergismo potencializa o efeito da queima de gordura.

A novidade é que o suco de caju também auxilia na queima de gordura. Um estudo realizado Prasertsri  et al., em 2013, com 10 homens destreinados e 10 homens treinados, com idade entre 23 e 33 anos, teve como objetivo avaliar se a suplementação de suco de caju, comparando com um grupo placebo, promoveu uma maior utilização de gordura como fonte de energia. Os resultados mostram que, tanto no grupo treinado quanto no grupo destreinado, a gordura foi utilizada preferencialmente como substrato quando suco de caju era suplementado. Ambos os resultados foram significativos quando comparado ao placebo. O autor justifica seus resultados mostrando que o suco de caju é rico em BCAA’s, que são relatados para ter efeitos potenciais sobre a utilização de gordura, e o ácido ascórbico (vitamina C) devido este ser um co-factor para a biossíntese de carnitina, uma molécula é necessária para a oxidação dos ácidos graxos.

Dessa forma vimos que, a oxidação de gordura é realmente um processo longo; contudo, entender como ela ocorre e a adoção de estratégias adequadas, como uma alimentação direcionada para favorecer essa queima de gordura, resultarão no emagrecimento. Ainda assim existem outras formas de promovê-lo. Para melhores resultados, consulte um nutricionista e faça uma avaliação mais detalhada e individualizada.

 

paolaPaôla Vieira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

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