Sem categoria

Aminoácidos Essenciais versus Whey protein: Qual a melhor escolha?

ID-10086166As proteínas são necessárias na formação, no crescimento e no desenvolvimento de tecidos corporais, na formação de enzimas que regulam a produção e a geração de energia. Suas funções podem ser estruturais, reguladoras, defesa ou transporte (Lehnninger, 1989 apud Carrilho 2013). Tem sido cada vez mais comum o uso de suplementos proteicos associados a programas de treinamento com pesos, com decorrente aumento de força e hipertrofia muscular. Este tipo de treinamento também favorece maior liberação de hormônios anabólicos, como o hormônio de crescimento (GH) e testosterona. O treinamento com pesos é considerado a atividade física mais eficiente para a modificação da composição corporal pelo aumento da massa muscular. Durante esse processo, portanto, deve haver predomínio dos processos anabólicos (síntese proteica) sobre os catabólicos (degradação proteica). Sendo assim, o aumento da ingestão energética e de aminoácidos mostra-se imprescindível (Bacurau e Colaboradores, 2001 apud Terada et al 2009). Nesse contexto, diversas estratégias são utilizadas para manutenção da massa muscular. Principalmente no momento pós-atividade física, onde se tem um momento propício para recuperação e anabolismo. Esses suplementos são compostos principalmente de uma fonte proteica, as concentrações de aminoácidos são preditores de síntese proteica e reconstituição muscular através do dano oriundo do exercício físico.

Vários estudos suportam o uso de Aminoácidos Essenciais (AAE) ou Whey Protein, quando ingeridos dentro do contexto de exercício, para melhorar recuperação da função muscular, depois de exercício extenuante e diminuir marcadores de lesão muscular ou dor. Embora o aumento da disponibilidade de AAE podem simplesmente fornecer um ambiente anabolizante maior, a recuperação melhorada pode também ser explicada, em parte, pelo possível efeito anti-catabólico dos AAE de diminuir a degradação proteica miofibrilar nos dias seguintes após a prática esportiva (Hulmi et al 2010).Já existem na literatura diversos estudos com diferentes doses de whey protein.

Evidências apontam que uma pequena dosagem de 10 g whey é suficiente para estimular síntese proteica muscular após exercício de resistência. No entanto, a dose whey / AAE ótima para provocar aumento agudo da síntese proteica muscular ainda não foi totalmente elucidada. Um estudo realizado onde o consumo de 15 g de Aminoácidos Essenciais quase dobrou o balanço proteico muscular em indivíduos idosos, comparado com consumo de 15g de whey protein pode ratificar sobre a importância dos aminoácidos essenciais na síntese proteica. Em contraste ao estudo anterior, a ingestão de whey (15 g), sob condições de repouso em homens e mulheres idosos, resultou em um maior equilíbrio da proteína muscular do que o consumo de seus AAE’s constituintes de forma isolada (6,72 g), ou aminoácidos não essenciais(7,57 g).

Existem efeitos secundários que podem dar a Whey certa vantagem na hora da escolha entre os produtos. O perfil de aminoácidos semelhante ao músculo doa o substrato necessário para a reconstituição muscular, alta concentração de BCAA (dentre eles, a leucina), inibição dos hormônios calcitrópicos (relacionados ao acúmulo de gordura, auxiliando no emagrecimento), o fato de ser rica em cisteína lhe confere poder antioxidante (combatendo os radicais livres), atua no sistema imune e saúde geral do atleta. Portando existem outros benefícios secundários além do estímulo a hipertrofia, que podem e devem ser levados em conta, contribuindo para o bem-estar geral do atleta. Para maiores informações consulte um Nutricionista.

 

Cassio Cássio Niela faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduandoem Nutrição pela UNEB.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.