Sem categoria

Mitocondriogênese

mitocondriasMitocondriogênese ou biogênese mitocondrial é caracterizada pela replicação (duplicação do DNA) da mitocôndria, ou seja, síntese de novas mitocôndrias. A mitocôndria é uma organela celular que tem como função principal a produção de energia na forma de ATP (nossa moeda energética), pela da metabolização de glicose, aminoácidos e β-oxidação de ácidos graxos, através do ciclo de Krebs e a cadeia de transporte de elétrons. Porém ao produzir energia as mitocôndrias também produzem radicais livres (ROS) os quais podem danificar o DNA mitocondrial e prejudicarem a eficácia desta organela na produção de energia, e como consequência, provocar o surgimento de doenças como insuficiência cardíaca, doenças degenerativas, diabetes, obesidade, dentre outras.

A síntese de novas mitocôndrias encontra-se comprometida com o envelhecimento celular, pois estas se tornam mais propícias à maior produção de ROS e essa maior produção, leva a danos irreversíveis e de longo prazo às mitocôndrias devido às alterações nos genes e não produção de energia suficiente. As células que sofrem maiores comprometimentos são aquelas mais dependentes de energia como o músculo cardíaco, o fígado, o rim e o tecido adiposo. Devido este processo é importante manter a regulação entre a degradação de mitocôndrias disfuncionais e a produção de novas mitocôndrias eficazes.

A síntese mitocondrial é estimulada pela via PGC-1α -NRF1-TFAM. O PGC-1α (coativador 1α  do  receptor  gama ativado  pelo  proliferador de peroxissoma) é o primeiro estimulador da biogênese mitocondrial. O NRF1 (Fator Respiratório Nuclear 1) é um fator de transcrição intermediário que estimula a síntese de TFAM (Fator de Transcrição Mitocondrial A) que é um efetor final, ativando a duplicação de moléculas de DNA mitocondrial.

Uma alimentação saudável ou o uso de suplementação adequada é fundamental para fornecer nutrientes que são cofatores para a síntese de novas mitocôndrias tais como as vitaminas do complexo B, resveratrol, carnitina, coenzima Q10, arginina, minerais (Zn, Cu, Se) e vitaminas (C e E) que agem como ativadores da PGC-1α, atuam como antioxidantes protegendo as mitocôndrias ou acelerando as reações de oxidação  e produção de energia.

Considerando que as mitocôndrias desempenham importante função no metabolismo energético, é de grande relevância investigar as vias que controlam sua síntese e proliferação, e de que forma o exercício físico associado à suplementação alimentar pode interferir nesse processo. Assim, para a reciclagem e regeneração desta organela com eficaz produção de energia e combate aos radicais livres procure um nutricionista.

 

Lethicia Galvão faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UNEB.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail   nutricao@sncsalvador.com.br  .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.