Tipos de Whey Protein

wheyWhey protein (WP) é um tipo de proteína originada do leite bovino em que, cerca de 80% é caseína (proteína de lenta absorção) e 20% é soro do leite, fração na qual é utilizada para produzir whey protein. As proteínas do soro são extraídas da porção aquosa do leite bovino geradas no processo de fabricação do queijo. Elas são classificadas como proteínas de elevados valores biológicos, por conta dos altos teores de aminoácidos essenciais, principalmente pela presença de BCAA’s, do inglês: Branched Chain Amino Acids.

Os tipos de whey protein disponíveis no mercado são: whey protein concentrado (WPC), onde a concentração de proteína varia de 25% à 89%, há presença de carboidrato (Lactose), lipídeo e micro nutrientes, e seu tempo de absorção dura, em média, 30 minutos; whey protein isolado (WPI) contendo entre 80% à 90% de proteína, sua porção de carboidrato (Lactose) e lipídeo é muito reduzida, podendo nem estar presente, seu tempo de absorção dura, em média, 20 minutos. Existem também as whey protein hidrolisadas, elas são classificadas em whey protein isoladas hidrolisadas (WPIH) ou whey protein concentradas hidrolisadas (WPCH), seu tempo de absorção dura, em média, 4 à 8 minutos. Os peptídeos passam por um processo de hidrólise (quebra através da água), onde são transformados em moléculas menores com um alto grau de digestibilidade e baixo potencial alergênico.

O tempo de absorção influência diretamente na resposta hipertrófica no pós exercício. Alguns estudos defendem que quanto menor o intervalo entre o término da atividade física e o consumo de proteínas, melhor será a resposta anabólica ao exercício. Isso mostra que a escolha correta do tipo de whey protein, faz diferença significativa no processo de anabolismo muscular. Lembrando que, sempre deve ser respeitada a individualidade de cada pessoa e o corpo humano não é preciso como um relógio.

A dose recomendada de whey protein é de 30 gramas de produto (aproximadamente 20 gramas de proteína), sendo administrada pós treino imediato com água (200 à 300ml) e podendo ser adicionado um carboidrato (dextrose ou waxy maize) para facilitar a absorção e ajudar a repor o glicogênio muscular. Para tirar todas as suas dúvidas sobre whey protein, procure um nutricionista.

 

GabGabriel Pacheco  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

 

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