Micronutrientes e seus efeitos vasodilatores

ID-10060023Na alimentação encontramos diferentes tipos de micronutrientes, e estes são importantes para diversas funções no nosso corpo, dentre as funções tem-se a vasodilatação, e para este processo dois micronutrientes ganham destaque: o magnésio e a vitamina C.

Vasodilatação é o aumento do calibre dos vasos sanguíneos, em consequência do relaxamento do músculo liso presente na parede destes vasos. Substâncias vasodilatadoras promovem justamente essa dilatação do vaso melhorando assim o aporte de oxigênio e nutrientes para as células. Vasodilatores bastante conhecidos são a arginina, nitrato e a citrulina, mas micronutrientes como o magnésio e a vitamina C, também podem favorecer este processo.

O magnésio é um mineral envolvido em diversas reações bioquímicas no organismo, dentre as funções exercidas por este mineral há a atuação no tônus muscular, sendo capaz de modificar a formação e a liberação de óxido nítrico propiciando a vasodilatação. Este cátion também é capaz de ativar os canais de potássio e induzir o efluxo de íons, hiperporlarizando a membrana, iniciando assim o relaxamento das células do músculo liso vascular.

A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel muito conhecida por sua função imunológica, na pele e mucosa e por ser um importante antioxidante. Esta vitamina promove a vasodilatação por aumentar a função endotelial através dos efeitos sobre a produção do óxido nítrico, pois propicia o aumento da tetrahidrobiopterina, co-fator da produção da eNOS, enzima necessária para a produção do óxido nítrico.

O usos deste micronutrientes podem proporcionar aumento da vasodilatação, e podem ser estratégias utilizadas para otimizar o treino. Para adequar a quantidade e saber a melhor forma de obter esses micronutrientes consulte um nutricionista.

 

Naia Naia Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail    nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *