Vitamina D

VitaminaDA Vitamina D, conhecida popularmente como “nutriente que vem do sol”, se dá esse nome pelo seu processo de síntese endógena no corpo humano. A exposição ao sol faz com que a pele produza esse nutriente a partir dos raios ultravioletas (UVB), reagindo com a substância percursora chamada de 7-deidrocolesterol. A vitamina D produzida por essa substância ainda não é a metabolicamente ativa, ela vai ser transportada pela corrente sanguínea até o fígado onde é convertida em Calcidol, substância que seus níveis plasmáticos refletem a reserva corporal de vitamina D. Para que, enfim, seja completado o processo, existem mais algumas cascatas de reações nas mitocôndrias dos túbulos contornados proximais dos rins, que vão transformar o Caldidol em Calcitriol, forma ativa da Vitamina D.

Existem dois tipos de vitamina D, a vitamina D3 ou Colecalciferol, proveniente de origem animal, como atum e salmão, e a vitamina D2 ou ergosterol, de origem vegetal, presentes nos fungos comestíveis. Esses dois tipos não têm nenhuma diferença no seu metabolismo, entretanto a principal fonte de vitamina D, é a produzida a partir dos raios ultravioletas (UVB).

Nos grupos de risco para hipovitaminose D se encaixam os negros, os obesos e os idosos. Os negros pelo fato de que, a melanina, presente em maior quantidade na sua pele, compete com os fótons dos raios UVB que são utilizados para síntese de vitamina D, os obesos, pois o excesso de tecido adiposo dificulta a sua síntese, e os idosos, pois essa faixa etária precisa de quantidades mais elevadas de Calcidiol, para manter regulado a secreção do hormônio PTH.

Para que não exista mais dúvidas sobre esse nutriente e todos os seus benefícios à saúde humana, procure um nutricionista.

 

GabGabriel Pacheco  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *