Foco na Isoleucina e Valina

Iso e ValOs aminoácidos são unidades básicas que compõe a proteína, dentre estes tem-se os aminoácidos essenciais, que em humanos saudáveis são nove, dentro destes nove aminoácidos três são de cadeia ramificada: isoleucina, valina e leucina, que são os aminoácidos que compõe o conhecido BCAA. Destes três aminoácidos o mais conhecido, é a leucina, diversos estudos são feitos mostrando os benefícios deste aminoácido, mas quais seriam as funções especificas dos outros aminoácidos que compõe o BCAA?

A isoleucina é um isômero da leucina, e os estudos mostram que este aminoácido no fígado impede o aumento da concentração da glicose no plasma e diminui a gliconeogênese, no músculo aumenta a captação de glicose através da proteína quinase C (PKC) e fosfatidilinositol 3 quinase (PI3K), aumentando assim a produção de energia no músculo. Os estudos, apesar de controversos mostram esse efeito da isoleucina, inclusive em humanos o resultado é positivo na redução da glicemia. Outra função relatada deste aminoácido é em relação ao metabolismo lipídico. A suplementação de isoleucina junto com uma dieta rica em gordura, mostrou ser eficiente no controle de peso, no aumento da adiponectina, que é uma adipocitocina que dentre outras funções estimula a oxidação lipídica, além disso diminuiu triglicérides no fígado e músculo, aumentou a ativação de PPAR alfa que além de acelerar a oxidação de ácidos graxos livres regula os genes UCP2 e UCP3, presentes respectivamente no fígado e músculo. Resumindo a isoleucina tem função no metabolismo da glicose e lipídico, melhorando a captação de glicose no músculo, reduzindo a glicemia e aumentando a oxidação lipídica. A atuação no metabolismo destes dois macronutrientes é por conta do processo metabólico deste aminoácido, que após oxidação pode gerar succnil CoA, que participa do ciclo de Krebs, sendo, por isso considerando um aminoácido glicogênico e pode gerar também Acetil CoA sendo considerado cetogênico, além de gicogênico.

Já a valina é considerada apenas glicogênica, e os estudos relacionam a ação deste aminoácido na regeneração hepática e em algumas patologias intestinais, melhorando, além destas funções estudos mostram a relação da valina com a produção de glutamato, principal neurotransmissor excitatório no Sistema Nervoso Central (SNC) importante na sinalização celular envolvida na cognição, memória, indução e eliminação sináptica, aprendizagem entre outros.

Os benefícios do BCAA já são bem conhecidos, mas o que ainda precisa ser mais estudado são as funções deles isoladamente, principalmente da isoleucina e valina que podem trazer benefícios no metabolismo da glicose e gordura, em patologias e em funções no SNC. Além da suplementação é possível encontrar estes aminoácidos em fontes proteicas como: peixe, carne, ovos, peru e queijo. Para fazer bom uso dos benefícios destes aminoácidos procure um nutricionista.

 

NaiaNaia Ferreira faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

 

 

 

 

 

 

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail nutricao@sncsalvador.com.br.

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *