Sem categoria

L-Carnitina

l-carnitine5A L-carnitina, também conhecida como 3-hidroxi-4-N-trimetilamino-butirato, é uma amina quaternária sintetizada pelo nosso organismo pelo fígado, rins e cérebro a partir dos aminoácidos Lisina e Metionina e exige a presença de ferro, vitamina C, niacina e vitamina B6 para a sua síntese. A L-carnitina também pode ser obtida a partir da alimentação através de produtos lácteos e seus derivados bem como a partir das carnes.

Atualmente esse composto é classificado como “queimador de gordura”, pois a sua principal função é a de agir como um transportador de ácidos graxos do citoplasma para o interior das mitocôndrias com o objetivo de gerar energia. Porém, já se sabe que não existe uma relação direta da L-carnitina com o emagrecimento, pois a suplementação teria um efeito positivo em relação a esse resultado em pessoas deficientes nesse transportador. Além disso, o transporte de ácidos graxos através da L-carnitina é dependente de enzimas específicas presentes no nosso organismo (CPTI e CPTII), o que não garante um maior transporte de ácidos graxos com a suplementação desse composto.

Além dessa função de transporte, um estudo científico publicado neste ano aponta a L-carnitina com efeito antioxidante relacionado com a regulação das enzimas antioxidantes no nosso organismo, auxiliando na eliminação das espécies reativas de oxigênio, os conhecidos radicas livres. Este estudo também aponta um efeito neuroprotetor, auxiliando na regeneração dos neurônios em algumas doenças degenerativas e protegendo as células de um extress oxidativo.

Outro benefício proporcionado pela L-carnitina é a inibição da morte programada das células (apoptose) do nosso sistema imunológico, contribuindo para uma manutenção dessas células que fazem parte da nossa defesa corporal. Além disse também atua na preservação da integridade das membranas celulares do nosso organismo, reduz a produção do lactato que é produzido durante a atividade física, o que contribui para um melhor desempenho durante o treino, além de desempenhar um papel importante na desintoxicação de substâncias estranhas no nosso corpo.

Dessa forma, a L-carnitina é um composto que possui propriedades importantes para quem realiza exercício físico, contribuindo para um melhor desempenho. Para uma indicação correta deste suplemento é importante o auxílio de um profissional capacitado para avaliar a sua real necessidade, por isso procure um Nutricionista. 

 

 

Mariane Mascarenhas  faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail     nutricao@sncsalvador.com.br .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.