Sem categoria

Cromo e seus benefícios à saúde

cromo11

Um grande número de substâncias biologicamente ativas, incluindo os elementos minerais, são essenciais para a nutrição humana e de outros mamíferos, desempenhando funções específicas no organismo. A deficiência de um nutriente induz à má absorção e por vezes, devido a ação sinérgica dos nutrientes, culmina na utilização inadequada de outros. Tal interação ressalta a importância de uma dieta equilibrada, com ingestão balanceada dos diversos micronutrientes, para a melhoria das funções bioquímicas e fisiológicas do corpo.

O cromo (Cr) é um do mineral-traço essencial presente em pequenas proporções em alguns alimentos como carnes, cereais integrais, oleaginosas e leguminosas. Ele é amplamente distribuído no solo, e existe principalmente em dois estados de valência na natureza: cromo hexavalente [cromo (VI)] e cromo trivalente [cromo (III)]. O cromo (VI) é comumente usado na indústria em soldagem, pintura, acabamentos metálicos, é uma toxina comprovada, favorece a formação de intermediários reativos com efeitos citotóxico, mutagênico e carcinogênico para o organismo humano.

Este mineral em sua forma livre não tem função fisiológica, os e seus sais, tais como polinicotinato de cromo, cloreto de cromo e picolinato de cromo, possuem alta biodisponibilidade e ação. Podem ser utilizados como micronutrientes e suplementos nutricionais, com significativos benefícios para a saúde, atuando essencialmente na adequação da função da insulina, necessária para o metabolismo não só de carboidratos, como também de proteínas e gordura.

A maior parte do cromo ingerido é excretada nas fezes sem ser absorvida; da fração que é absorvida, a excreção pela urina ocorre rapidamente. O exercício aeróbico, o momento posterior a administração de insulina e o estresse aumentam a excreção urinária deste mineral.

Apesar de ser considerado um elemento essencial, não existe uma ingestão dietética recomendada (RDA) específica para o Cr. Contudo, a ingestão dietética de referência (DRI) traz um valor de ingestão adequada (AI) para este mineral de 25 e 35 µg/dia para mulheres e homens adultos, respectivamente. Contudo, ainda não foi definido nenhum limite superior tolerável de ingestão (UL), ou seja, o valor mais alto de ingestão diária continuada de um nutriente que aparentemente não oferece nenhum efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou gênero.

Este elemento-traço atua melhorando a atividade do receptor da insulina, presente em todas as células do corpo humano, pois aumenta a quantidade e a ação deste, com consequente efeitos na sensibilidade à insulina e melhora tolerância a glicose, pois há o aumento da sua captação pelos tecidos.  A suplementação com Cr é eficaz na redução da resistência a insulina em diabéticos tipo II, estresse oxidativo e inflamação vascular.

Estudos demonstram que o cromo também tem função no metabolismo lipídico, com o aumento das concentrações de lipoproteínas de alta densidade (HDL) e redução do colesterol total, lipoproteínas de baixa densidade (LDL, VLDL) e triglicerídeos, pois inibe o processo de síntese de colesterol.

A recomendação de uso é de 200 mcg diários para o cromo atuar na redução dos valores glicêmicos.

 

 

 

 

2 comentário

marilane castro lipinski 4 de agosto de 2017 at 15:53

Gostei bastante das orientações, pois sou diabética, porém controlada.
Gostaria que vces publicassem dieta, reeducação alimentar pra nós que somos diabéticas, e curto muito doce e bolos pra esse tipo de situaçào, Mari de Canoas no RS

Responder
Jannine Dantas 25 de agosto de 2017 at 14:20

Olá, Marilane!

A equipe de Nutrição da SNC Salvador agradece pelo reconhecimento. Marilene o nosso site tem como proposta divulgar informações cientificas para a população, ou seja aumentar a acessibilidade das novidades de modo facilitado, no entanto não prescrevemos dietas ou orientações nutricionais específicas, já que essa orientação precisa acontecer de maneira individualizada para atender suas reais necessidades e objetivos, sendo assim é indicado que você procure uma orientação nutricional. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.