Sem categoria

Janela Metabólica

janela metabólica

Um termo bem conhecido e divulgado no meio dos praticantes de exercício físico, é a famosa “janela metabólica” que seria o período após o exercício físico, durante o qual a ingestão de nutrientes faz o corpo passar do estado catabólico para o anabólico. Neste momento, damos preferência aos nutrientes de absorção rápida como as proteínas do soro do leite e os carboidratos. No entanto, há muito questionamento acerca desta janela de oportunidade, pois muitas vezes se considera apenas a nutrição pós-treino, o que não é inteiramente correto. Sabe-se que o que comemos antes do treino é extremamente importante, e assim, alguns autores questionam a validade desta estratégia. 

            Após a sessão de treino, os níveis de ATP e de creatina-fosfato estão esgotados, o níveis de glicogênio muscular estão muito diminuídos e os níveis de cortisol que aumentaram durante o treino, continuam a aumentar, favorecendo o catabolismo muscular. Adicionalmente, os radicais livres formados durante o treino vão continuar atacando as estruturas celulares dos músculos várias horas após o fim da sessão. A janela metabólica permeia a ideia de que durante este período as células musculares estão particularmente sensíveis à ação metabólica da insulina e assim, o fornecimento dos nutrientes corretos pode aproveitar esta sensibilidade, aumentando a atividade anabólica.

            Diversos estudos solidificam a ideia da janela metabólica, mas ainda há algumas contradições. Independentemente, tem-se que para os praticantes de exercíos físicos, os horários das refeições são indiscutivelmente importantes e o profissional, com um olhar individualizado a cada paciente deve analisar os diversos fatores que caracterizam este momento como: duração e tipo de treino, idade do indivíduo, realização de refeições pré e/ou pós-treino com intervalos variados, bem como o objetivo do indivíduo e, ainda os fatores genéticos.

            Toda a dieta deve ser considerada, haja vista a importância do estado nutricional para o rendimento no exercício. Assim, a ideia da janela de oportunidades é válida, porém, sua duração e todos os fatores que a circundam precisam ser mais elucidados para que aliada a ela, outras estratégias possam ser desenvolvidas de modo mais específico e de acordo com a individualidade metabólica de cada um.

Mariana Castro faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail         nutricao@sncsalvador.com.br  .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.