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Albumina: Uma ótima fonte proteica para seus lanches

ALBUMINA1O ovo é considerado o segundo alimento mais completo que existe, perdendo apenas para o leite materno. Esse “título” se dá devido a sua grande variedade de nutrientes, que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, como as proteínas, ácidos graxos, cálcio, fósforo, selênio, luteína, vitaminas hidro e lipossolúveis, entre outros.

A clara do ovo contém uma fração proteica chamada de ovoalbumina. Ela corresponde a cerca de 54% das proteínas da clara e é considerada a proteína mais importante deste alimento. É a partir da clara do ovo, que é feito o suplemento denominado de albumina, ou também conhecido como clara do ovo desidratada.

A albumina é considerada uma interessante fonte proteica, de alto valor biológico, que contém aminoácidos essenciais, dentre eles os BCAAs. É procurado por muitos praticantes de atividade física, que buscam o ganho de massa muscular. De acordo com alguns estudos, a albumina demora cerca de 45 minutos para ser absorvida pelo nosso intestino, portanto, ela não é a melhor opção no pós-treino, já que neste momento, nosso corpo necessita de proteínas de absorção mais rápida, que é o caso da Whey.

Em relação à saciedade, a albumina também não seria uma boa opção. Em outro estudo, os autores avaliaram o grau de saciedade de alguns tipos de proteínas e concluíram que a caseína e a proteína da ervilha, promoveram uma maior saciedade comparado á Albumina.

Mas espere, a albumina tem sim o seu valor e sua utilidade. Pelo seu baixo custo e pelo seu alto valor biológico já citado acima, a albumina se torna uma ótima opção proteica para ser usada no café da manhã, nos lanches ou no jantar, visto que o processo de anabolismo não ocorre somente no pós-treino, mas em todo o momento, desse modo se faz necessário, a ingestão de proteína ao longo do dia, para que haja um balanço nitrogenado positivo. Este balanço corresponde a diferença entre a quebra e a ingestão de proteínas durante o dia. Se a ingestão de proteínas for maior do que a excreção, seu corpo tenderá a ganhar massa muscular, do contrario, seu corpo tenderá a catabolizar. É consenso também, que uma dieta rica em proteína associado a uma atividade física anaeróbica (musculação, por exemplo), promove o ganho de massa muscular.

A utilização desses suplementos associado a uma dieta equilibrada é fundamental. Para saber melhor sobre a utilização da albumina, procure um Nutricionista.

Rafael Fildes faz parte da equipe de nutrição da SNC Salvador

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail            nutricao@sncsalvador.com.br        .

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