Sem categoria

COLESTEROL

2O colesterol é um lipídio presente em alimentos de origem animal, que pode ser encontrado tanto em sua forma livre quanto esterificada. Este tipo de gordura  participa de diversas funções importantes para o organismo, sendo precursor da síntese de vitamina D, ácidos biliares, como também hormônios esteróides, além de participar da regulação do desenvolvimento sexual. No entanto, sabe-se que o excesso deste lipídio no organismo está relacionado ao desenvolvimento de algumas doenças cardiovasculares.

O organismo humano é capaz de sintetizar o próprio colesterol, através do fígado e tecidos extra-hepáticos, liberando-o diretamente para a corrente sanguínea. Entretanto, o colesterol obtido da alimentação e derivado da bile precisa ser absorvido no intestino na sua forma livre, após ser solubilizado em micelas junto a outros lipídios e vitaminas lipossolúveis. Depois ele é reesterificado e ligado aos quilomícrons para, então, circular no sangue.

Quando se fala em colesterol sérico, logo remetemos aos dados relatados em exames bioquímicos: Colesterol Total (CT) e suas frações, HDL-c e LDL-c, considerados ‘bom’ e ‘mau’ colesterol, respectivamente. Mas, o que significam essas frações e, sobretudo, qual a relação delas com as doenças coronarianas? E como podemos interferir no equilíbrio das mesmas no nosso organismo? Inicialmente, é importante compreender que HDL e LDL são lipoproteínas (de alta e baixa densidade, respectivamente), ou seja, partículas de proteínas ligadas a alguns constituintes lipídicos do sangue, como o colesterol, com o objetivo de transportá-los. Além destes, existem mais três tipos: quilomícrons, lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteína de densidade intermediária (IDL). Todos têm metabolismos específicos e atuam na regulação do colesterol. A metabolização de quilomícrons e VLDL, por exemplo, pode produzir o HDL. A fração HDL-c é considerada colesterol ‘bom’ devido à ação da lipoproteína de remover o colesterol dos tecidos periféricos e a carreá-lo até o fígado, o que caracteriza o transporte reverso do mesmo. A LDL está relacionada com as doenças cardiovasculares por exercer função contrária à HDL. Existem receptores de LDL no organismo que são responsáveis pela formação de um complexo que levará a degradação da mesma, esses receptores precisam estar em número satisfatório e atividade plena para atuarem na remoção da LDL. Caso haja um desequilíbrio nesses fatores, pode haver uma sobrecarga dessa atividade de remoção para as células fagocíticas, o que implica em acúmulo de ésteres de colesterol insolúvel na parede arterial. Uma alimentação rica em gorduras saturadas está intimamente relacionada ao aumento das concentrações de LDL no sangue. No entanto, variações genéticas podem aumentar a síntese pelo organismo, reduzir a degradação e desequilibrar a função e número dos receptores de LDL, o que resulta na conhecida hipercolesterolemia familiar, com repercussões nas paredes dos vasos. Além disso, não só o aumento de LDL é importante para o desenvolvimento de aterosclerose, mas também o tamanho das moléculas.

Cuidados com a alimentação e a prática regular de atividades físicas são condutas bem estabelecidas para a redução do risco ao desenvolvimento de doenças coronarianas. É importante ressaltar que, apesar do consumo de alimentos fontes de colesterol ter relevância na elevação do colesterol sanguíneo, o consumo de gorduras saturadas e trans têm efeito muito mais significativo. Contudo, o tipo de gordura saturada também diferencia no grau de influência. Ademais, gorduras insaturadas (como os ômegas 3,6 e 9) exercem efeito protetor nas paredes dos vasos. Portanto, para a correta escolha dos tipos, fontes e quantidade de gordura da sua dieta, consulte um nutricionista.

Raísa Coelho faz parte da equipe de nutrição da SNC Salvador

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail            nutricao@sncsalvador.com.br        .

 

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

 

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.