Sem categoria

Crudivorismo, você sabe o que é?

fruit-O crudivorismo é uma linha de alimentação que defende a ideia de que o alimento mais saudável para o nosso organismo é o alimento cru. Para esses adeptos, aquecer os alimentos é permitido porém cozinha-los pode proporcionar perdas de enzimas e nutrientes, o que pode diminuir o valor nutricional, enquanto os alimentos crus se mantêm na forma natural proporcionando uma nutrição adequada. Por esse motivo, o crudivorismo também é conhecido como alimentação viva devido a ideia de que os alimentos crus proporcionam a ingestão de enzimas vivas.

Uma outra abordagem desse tipo de alimentação é que durante o cozimento dos alimentos algumas vitaminas, como a vitamina C e o folato, são prejudicados pela ação do calor, além de que o cozimento, quando em excesso promove a formação de compostos nocivos à saúde como as aminas heterocíclicas.

O consumo desse tipo de alimentação não significa fazer parte de um conceito radical, a questão é consumir mais frutas e vegetais e saber a forma correta de preparação dos alimentos. Dentro dessa linha de raciocínio existem pessoas que fazem uso de 100% dos alimentos crus, os que consomem 70% de alimentos crus e 30% de alimentos cozidos e aqueles que estão em fase de transição no qual possuem o hábito de consumir sucos verdes e comer saladas cruas nas refeições.

Dentre os alimentos consumidos a preferência é de alimentos ofertados pela natureza e que não são de origem animal como por exemplo frutas, verduras, oleaginosas, óleos essenciais, frutas secas e sementes germinadas. Esses alimentos regulam o terreno biológico além de permitir um melhor funcionamento do sistema digestivo e do sistema imunológico.

 

   Mariane Mascarenhas  faz parte da equipe de nutrição da SNC Salvador

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail            nutricao@sncsalvador.com.br        .

 

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

 

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.