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Whey Protein com água ou leite?

como-tomar-whey-proteinAs proteínas do soro do leite, também conhecidas como whey protein, são extraídas durante o processo de fabricação do queijo e representam cerca de 20% da proteína total do leite. Possuem alto valor nutricional, contendo alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada (BCAA). Também apresentam alto teor de cálcio e de peptídeos bioativos do soro. São proteínas de rápida digestão e absorção, são absorvidas mais rapidamente que outras, como a caseína, proteína que está em maior quantidade no leite, cerca de 80%.

O tipo de proteína fornecida após o exercício influencia a síntese protéica. Estudos demonstram que devido à rápida metabolização e absorção as proteínas do soro fazem com que as concentrações plasmáticas de muitos aminoácidos, inclusive a leucina, que é considerado o aminoácido de iniciação da síntese protéica por conta do seu caráter sinalizador, atinjam altos valores logo após a sua ingestão que irá desta forma, favorecer o anabolismo muscular, ou seja, o ganho de massa muscular. A whey protein é considerada a de melhor aproveitamento da janela metabólica que é aberta logo após o treino.

Uma dúvida que sempre gera polêmica é: usar a whey protein com água ou leite? Bom, vamos tentar esclarecer um pouco essa questão. Tendo em vista que o leite é um alimento de digestão bem mais lenta que a whey protein, somente por esse motivo já não seria aconselhado o seu uso junto a whey protein no pós exercício, pois como já dito para uma melhor sinalização anabólica é recomendado a utilização de proteína de rápida absorção, sendo assim, não faz sentido utilizar a whey protein com leite (que é composto por proteínas, carboidratos e gorduras), especialmente se for whey isolado ou hidrolisado (ou seja, que contém menor teor de carboidratos e gorduras). E como o objetivo da whey protein é ser uma proteína de digestão e absorção rápida ao adicionar o leite, o carboidrato e a gordura presente neste alimento lentifica todo esse processo. Por isso, a recomendação da utilização da whey protein é com água. Vale ressaltar, que o uso com leite desnatado, mesmo sem a gordura que retarda o esvaziamento gástrico, o leite ainda contém a caseína, proteína de lenta absorção, presente no coágulo do leite e ausente na fração do soro e a lactose, carboidrato que tende a fermentar; estes compostos são indesejados no período pós treinamento já que iria diminuir a sinalização a síntese protéica durante a janela metabólica iniciada após o exercício.

Sendo assim, é importante conversar com seu nutricionista antes de iniciar a utilização deste suplemento alimentar para uma correta avaliação da quantidade adequada e da melhor forma e horário de consumo para as suas necessidades.

 Marianne Aurea  Marianne Áurea  faz parte da equipe de nutrição da SNC Salvador

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail            nutricao@sncsalvador.com.br       .

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