Sódio, apenas um vilão?

elemento químicoO sódio é um composto inorgânico presente no sal de cozinha e em grande parte dos alimentos, em cada 1g de sal tem-se 400mg de sódio. A preocupação com este mineral está cada vez mais crescente, por conta das complicações advindas com o consumo excessivo deste. Dentre estas complicações a mais prevalente é a hipertensão, em que há aumento da pressão arterial, principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. Mas será que o sódio só traz malefícios?

Os eletrólitos são sais minerais importantes para a manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, e o sódio é o principal fluído extracelular essencial para a manutenção da pressão osmótica do sangue e plasma. Durante exercícios físicos intensos e/ou de longa duração há uma sudorese excessiva fazendo com que haja perda de água e de eletrólitos, principalmente de sódio e cloreto. A média de sódio no suor humano é de 920-1150mg por litro, e essa grande excreção de sódio associado a um aumento do consumo de água potável durante o exercício pode afetar o balanço osmótico na barreira hematoencefálica, levando a hiponatremia.

Por conta do alto consumo de sódio pela população brasileira o foco fica em torno apenas dos malefícios que este mineral traz, mas o sódio além de ajudar na manutenção do volume de líquido corporal, em pequenas quantidades melhora a absorção de água e de glicose no corpo, desempenha um papel importante na contração muscular e na condução de impulsos nervosos. Portanto além da reidratação é importante consumir, dependendo do tipo de exercício praticado e da duração, soluções de glicose (para repor o gasto energético) e eletrólitos para manter o equilíbrio dos fluidos corporais. Uma ligeira deficiência de sódio pode prejudicar o desempenho, causando náuseas, vômitos, dor de cabeça, perda de apetite, fraqueza muscular, e câimbras nas pernas e abdominais.

A nutrição antes, durante e após o exercício pode fazer a diferença entre o melhor desempenho no exercício e na prevenção de lesões. E pode determinar se o atleta terá o pior ou o melhor desempenho, para adequar as suas necessidades nutricionais individuais sobre o seu aporte de eletrólitos e hidratação é necessário procurar um nutricionista.

Naia Naia Ferreira faz parte da equipe de nutrição da SNC Salvador

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